casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Baixo ácido estomacal e dieta

Em um momento ou outro você experimentou aquela dor ardente, a dor causada pelo ácido do estômago refluindo para o esôfago. Sem dúvida, você usou um medicamento, como um antiácido, um bloqueador de H2 ou um inibidor de bomba de prótons, para ajudar a melhorar seus sintomas. Estes medicamentos funcionam diminuindo a acidez do seu estômago, mas se você usar PPIs por muito tempo, eles podem afetar a capacidade do organismo de absorver certos nutrientes.

Acidez do Estômago e Digestão

As glândulas gástricas em seu estômago produzem e secretar sucos gástricos não apenas quando a comida atinge seu estômago, mas também quando você vê, cheira ou até pensa em comida. Estes sucos gástricos contêm pepsinogênio, que é o precursor da pepsina, a enzima que digere proteínas e ácido clorídrico, ou HCL. A HCL do suco gástrico mantém o pH do estômago em torno de 2,0 e é necessário para converter pepsinogênio em pepsina, assim como dissolver alimentos e matar microorganismos. Sucos gástricos não só ajudam a digerir proteína, mas também desempenham um papel na absorção de nutrientes, incluindo cálcio, vitamina B-12 e ferro. Os IBPs, como o omeprazol, podem aumentar o pH do estômago para mais de 4,0, de acordo com um artigo publicado em 2011 em "Farmacologia e Terapêutica Alimentares".

Cálcio e ácido estomacal baixo

Longo prazo O uso de IBP pode aumentar o risco de fraturas de quadril, de acordo com um artigo publicado em 2009 no "American Journal of Gastroenterology". Os IBPs podem limitar a absorção de cálcio. Se o nível de ácido no estômago estiver baixo, é ainda mais importante que você consiga quantidades adequadas de cálcio em sua dieta para ajudar na saúde dos ossos. Os adultos precisam de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia. Leite, iogurte e queijo são as principais fontes de cálcio na dieta. Uma xícara de leite desnatado contém 299 miligramas de cálcio. Outras fontes de cálcio não lácteos incluem leite de soja fortificado e suco de laranja, tofu, nabiças, couve e brócolis.

B-12 precisa de ácido

Baixo ácido estomacal pode levar a uma deficiência de vitamina B-12. A vitamina B-12 é necessária para produzir glóbulos vermelhos e DNA. Também desempenha um papel na função neurológica. O B-12 é naturalmente encontrado em alimentos de origem animal, como carnes, aves e laticínios. O HCL no estômago, assim como a pepsina, libera a vitamina B-12 desses alimentos. No entanto, os alimentos fortificados com vitamina B-12, como cereais matinais, já estão em forma livre e não requerem o ácido ou a enzima para auxiliar na sua absorção. Os adultos precisam de 2,4 microgramas de vitamina B-12 por dia. Amêijoas, salmão, atum, top lombo e leite com baixo teor de gordura são boas fontes da vitamina.

Acidez para o ferro

O ferro é necessário para o transporte de oxigênio por todo o corpo. A deficiência de ferro é a causa mais comum de anemia no mundo, de acordo com o Office of Dietary Supplements. A acidez estomacal é essencial para a absorção de ferro. O pH do seu estômago afeta a solubilidade e absorção de ferro no intestino delgado. Se a acidez do estômago é muito baixa, seu corpo pode não ser capaz de absorver quantidades adequadas de ferro. Adultos com mais de 50 anos precisam de 8 miligramas de ferro por dia, e mulheres entre 19 e 50 anos precisam de 18 miligramas de ferro por dia. Cereais matinais fortificados, feijão branco, ostras, espinafre, batatas, frango e carne podem ajudá-lo a atender suas necessidades diárias de ferro.