casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Beber chá causa deficiência de ferro?

Taninos e polifenóis, compostos encontrados no chá verde e no chá preto, podem impedir a absorção de ferro não heme de alimentos e suplementos. A absorção inadequada de ferro pode causar deficiência de ferro, uma condição caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis. O consumo de chá só pode causar um problema para os indivíduos com alto risco de deficiência de ferro.

Em 2004, uma revisão de estudos publicados no "Journal of Human Nutrition and Dietetics" concluiu que evidências claras mostram que o chá inibe a absorção de ferro não-heme. A baixa absorção de ferro pode representar um problema sério para pessoas com baixa ingestão de fontes de ferro heme, uma baixa ingestão de alimentos que aumentam a absorção de ferro ou uma alta ingestão de alimentos que inibem a absorção de ferro, observaram pesquisadores holandeses em um estudo de 2000. Comentários em Ciência e Nutrição de Alimentos. ”

Risco

Indivíduos com alto risco de deficiência de ferro incluem mulheres grávidas, bebês com baixo peso ao nascer, adolescentes, mulheres em idade fértil, pessoas com insuficiência renal, pessoas em diálise de rotina tratamentos e pessoas com distúrbios gastrointestinais, como doença celíaca e doença de Crohn. Vegetarianos e veganos que consomem pouco ou nenhum produto animal também podem ter um risco maior de deficiência de ferro.

Recomendação

Indivíduos com alto risco de desenvolver deficiência de ferro devem prestar muita atenção para evitar o chá e outros inibidores da absorção. alimentos na hora das refeições. Em um estudo publicado em 2004 no Journal of Human Nutrition and Dietetics, pesquisadores do King's College de Londres recomendaram que grupos em risco de deficiência de ferro bebam chá entre as refeições e pelo menos uma hora depois de ingerir fontes de ferro não heme. Absorção de ferro - Outros componentes alimentares que impedem a absorção de ferro incluem cálcio, proteínas na soja, polifenóis e fitatos em legumes e grãos integrais, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos. Vitamina C e proteínas da carne podem aumentar a absorção de ferro não heme.

Sintomas comuns de deficiência de ferro incluem fraqueza, fadiga, dificuldade em manter a temperatura corporal, língua inflamada ou dolorida, dificuldade de concentração e irritabilidade. A deficiência de ferro pode causar diminuição da função imunológica e diminuição do desempenho no trabalho e na escola, observa o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos.