casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Eletrólitos e convulsões

As convulsões resultam de uma descarga excessiva de corrente de uma coleção de neurônios ou células cerebrais. Mudanças súbitas nas concentrações de eletrólitos podem levar a convulsões; estas convulsões são frequentemente acompanhadas por sintomas avançados que refletem um desarranjo agudo na função das células cerebrais. Essas convulsões devem ser tratadas rapidamente para evitar mais déficits na função.

Balanço Hídrico

A concentração de eletrólitos no sangue é parcialmente determinada pela regulação do volume sangüíneo. O volume de sangue é regulado pelo corpo para manter a pressão sanguínea, mas em alguns casos o volume de sangue é regulado em compensação por alterações na concentração de eletrólitos. O volume total de água no corpo corresponde a aproximadamente 70% do peso corporal. A água no corpo é distribuída nos compartimentos intracelular e extracelular. O extracelular é ainda separado na água entre as células e a água contida no vaso sanguíneo.

Eletrólitos e Movimento da Água

Os eletrólitos estão presentes em todos os compartimentos do corpo, mas em concentrações variadas. Os eletrólitos podem ficar presos em seus vários compartimentos ou se mover livremente entre os compartimentos; eletrólitos que se movem livremente não afetam o movimento da água. Os vários eletrólitos importantes são sódio, cloreto e potássio. O sódio não se move livremente entre os compartimentos e é, portanto, o eletrólito principal que cria a força osmótica ou a força atrativa que puxa a água para um compartimento.

Desequilíbrio de Sódio

Hipernatremia, ou sódio elevado no sangue, pode ser causado por excesso de perda de água ou ingestão insuficiente de água; porque o sódio é maior no sangue, a água é puxada da célula para o vaso sanguíneo, aumentando assim o volume sanguíneo e diminuindo o volume celular. O encolhimento das células cerebrais diminui sua capacidade de funcionar adequadamente, o que contribui para o desenvolvimento de convulsões. A hiponatremia, ou baixo nível sangüíneo de sódio, pode levar a convulsões, causando também o inchaço das células cerebrais.

Gerenciamento do Desequilíbrio de Sódio

O objetivo de controlar a hipernatremia é evitar mais perda de água, abordando sua causa. . A correção do déficit hídrico não deve ser feita rapidamente; A rápida correção resulta em deslocamento rápido da água para dentro das células, fazendo com que elas inchem e aumentando a probabilidade de convulsões. A água é melhor administrada por via oral, mas, em casos especiais, pode ser administrada por meio de um tubo de alimentação.

A hiponatremia é controlada pela restrição do consumo de sal e pelo aumento da perda de água. O corpo estará reabsorvendo sódio, portanto, aumentar a ingestão de sal pode causar outro problema. , , ] ]