casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Informações sobre a vitamina B-12 e transtorno bipolar

Existem três tipos diferentes de transtorno bipolar. No tipo 1, anteriormente chamado depressão maníaca, os indivíduos experimentam episódios maníacos e depressão grave. O transtorno bipolar tipo 2 não manifesta mania; em vez disso, os pacientes experimentam períodos menos intensos de alta energia, oscilando com episódios depressivos mais leves. Uma terceira forma de transtorno bipolar é chamada ciclotimia, que é caracterizada por mudanças leves de humor. A deficiência de vitamina B12 freqüentemente tem um componente emocional e psicológico - a pesquisa documenta mudanças de humor, depressão e, em alguns casos, mania - mais tarde atribuída à baixa vitamina B-12.

Sintomas do Transtorno Bipolar

Um transtorno bipolar, os episódios maníacos assemelham-se a períodos elevados prolongados, caracterizados por energia excitável, pouco ou nenhum sono, avaliação irrealista das habilidades de alguém e idéias e pensamentos desfocados. Na fase maníaca, os pacientes com transtorno bipolar envolvem-se em comportamentos de alto risco em busca de prazer, envolvendo gastos precipitados, sexo imprudente e muitas vezes inseguro, e participação em empreendimentos comerciais impulsivos. Os episódios depressivos incluem letargia, ansiedade constante, desinteresse pelo sexo e pensamentos ou tentativas suicidas. Pacientes do tipo 2 e ciclotimia manifestam graus menores desses sintomas.

Sintomas A deficiência de vitamina B12 frequentemente apresenta sintomas emocionais e psicológicos. Estes incluem confusão, depressão e demência, de acordo com o Office of Dietary Supplements. Jim Haggerty, M.D., da rede de psicologia e saúde mental online Psych Central, identifica as vitaminas B como reguladoras do humor; indivíduos com deficiência de vitamina B-12 podem apresentar sintomas semelhantes ao transtorno bipolar, como depressão e ansiedade.

Ao longo dos anos, muitos estudos reconheceram a presença de deficiência de vitamina B12 nos casos de transtorno bipolar. Um estudo publicado em fevereiro de 1984 no “American Journal of Psychiatry” relatou o caso de mania que manifestou em um paciente que a suplementação de vitamina B-12 foi imediatamente resolvida. Um estudo de dezembro de 2000 realizado por pesquisadores da Universidade das Índias Ocidentais e publicado no "West Indian Medical Journal" descobriu que os sintomas em um paciente com transtorno bipolar tipo 1 diagnosticado melhoraram drasticamente após a suplementação com vitamina B12. Mais recentemente, um estudo de setembro de 2009 conduzido por pesquisadores da Universidade Médica da Carolina do Sul e publicado no “Journal of Psychiatric Practice” atribuiu parcialmente a psicose do paciente à deficiência de vitamina B12 e a suplementação subseqüente aliviou alguns sintomas significativamente. Embora esses estudos certamente ressaltem a importância da vitamina B12 e da nutrição no transtorno bipolar, a condição requer medicação e supervisão por um profissional de saúde mental qualificado. Fale com o seu médico ou profissional de saúde sobre o papel que a vitamina B-12 pode desempenhar no tratamento da sua doença se sofre de doença bipolar.