casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Para que é utilizada a vitamina B6?

Também conhecida como piridoxina, a vitamina B6 está presente em cereais fortificados e outros alimentos O seu médico pode sugerir a adição destes alimentos à sua dieta para corrigir uma deficiência de vitamina B6 ou . Incluído em suplementos de vitamina B e multivitaminas, vitamina B6 também é vendido individualmente sob os nomes piridoxamina, piridoxal-5-fosfato ou piridoxal.

Benefícios

Todas as vitaminas do complexo B ajudam a transformar alimentos em combustível, dando-lhe a energia você precisa durante o dia. As vitaminas do complexo B também promovem função adequada do fígado, dos olhos e do sistema nervoso, bem como pele e cabelo saudáveis. As vitaminas B6, B9 e B12 também combatem doenças cardíacas e aumentam a imunidade. Além dos atributos que compartilha com outras vitaminas B, a vitamina B6 também promove o desenvolvimento do cérebro e regula os hormônios como melatonina, noradrenalina e serotonina, que regulam os padrões de sono e humor. A Universidade de Maryland Medical Center observa que, enquanto o nível de importância da vitamina B6 para todos estes problemas de saúde ainda não foi totalmente compreendido, a pesquisa está em andamento sobre os possíveis benefícios que a vitamina B6 extra pode ter sobre doenças cardíacas, síndrome do túnel do carpo pré-menstrual síndrome, depressão, enjôo matinal, doença de Parkinson e artrite.

Deficiências

Certos medicamentos podem interferir com a capacidade do organismo de absorver vitamina B6, assim como abusar do álcool. Deficiência de vitamina B6 é rara; os sintomas incluem convulsões, alterações de humor, língua inchada e feridas na boca. Entre as prescrições que podem interferir com a absorção adequada de vitamina B6 estão aquelas usadas para asma, artrite, pressão arterial e tuberculose. Sempre verifique com seu médico sobre os sintomas que você sente após iniciar um novo medicamento. O Instituto Linus Pauling sugere ainda que o aumento da ingestão de proteínas pode levar à necessidade de mais B6 para apoiar o metabolismo dos aminoácidos da proteína. Se você estiver em uma dieta rica em proteínas, pergunte ao seu médico sobre outros ajustes nutricionais que você pode precisar fazer.

Dieta Recomendada

Uma vez em alimentos sólidos, crianças pequenas precisam entre 0,5 e 1,0 miligramas de vitamina B6 a cada dia. Durante a adolescência, a RDA aumenta para 1,3 miligramas para meninos e 1,2 miligramas para meninas. Homens e mulheres adultos precisam de 1,3 miligramas de vitamina B6 até cerca dos 50 anos. Os homens mais velhos devem aumentar sua ingestão para cerca de 1,7 miligramas, enquanto as mulheres mais velhas precisam de cerca de 1,5 miligramas. Mulheres grávidas e lactantes precisam de entre 1,9 e 2,0 miligramas do nutriente.

Fontes

Alimentos mais ricos em vitamina B6 incluem cereais fortificados, peru, salmão, frango, banana, avelãs, suco de vegetais, espinafre e pele em batatas, de acordo com o Instituto Linus Pauling. A UMMC recomenda adicionalmente leite e queijos, feijões secos, cenouras, arroz integral, sementes de girassol de gergelim e germe de trigo. Dos 1,5 miligramas que o adulto médio necessita do nutriente por dia, apenas o cereal fortificado fornece-o numa única dose. Porque a maioria das pessoas obtém vitamina B6 suficiente da sua dieta diária ou de multivitaminas, consulte o seu médico antes de procurar especificamente o nutriente.