casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Zinco para feridas

Um dos minerais mais importantes no corpo humano, o zinco é essencial para manter a saúde e prevenir doenças. Ajuda o corpo, impulsionando o sistema imunológico e produzindo células. De acordo com a Biblioteca de Medicina dos EUA, a deficiência de zinco pode causar má cicatrização de feridas. Como o Dr. Richard Wood, médico da Universidade Tufts, diz no livro "Curando com Vitaminas", "Quando você não obtém zinco suficiente, a cura normal não ocorre".

Feridas

Feridas resultar como uma quebra na estrutura do tecido da pele. A cura ocorre imediatamente após uma lesão e pode continuar por meses. O reparo de células e tecidos danificados ocorre pela substituição do tecido morto por tecido viável.

Benefícios

As feridas requerem uma necessidade maior de células da pele. O zinco fornece replicação rápida de células da pele necessária para curar cortes e feridas. Um estudo sueco de 1990 publicado pela Biblioteca de Medicina dos EUA descobriu que o zinco oferece resultados valiosos quando usado topicamente para tratar feridas causadas por úlceras nas pernas. O zinco ajuda no fechamento de feridas, bem como fornece efeitos antibacterianos e anti-inflamatórios.

Além disso, a Biblioteca de Medicina dos EUA relatou que um estudo britânico de 2007 descobriu que a aplicação tópica de zinco é muito superior à administração oral. A aplicação tópica reduz as superinfecções, melhorando os sistemas locais de defesa e produzindo colágeno, o tecido conjuntivo que ajuda a curar feridas.

Dosagem

Os alimentos, em vez de suplementos, fornecem ao organismo a melhor fonte de zinco. De acordo com o Instituto Nacional de Saúde dos Suplementos Dietéticos, "as ostras contêm mais zinco por porção do que qualquer outro alimento, mas a carne vermelha e as aves fornecem a maior parte do zinco na dieta americana". Outras fontes de alimento de zinco incluem carne de porco, nozes, iogurte, feijão cozido, grão de bico, queijo suíço, caranguejo e lagosta.

O zinco também está disponível em forma de comprimido, cápsula, spray nasal, creme e gel. Embora a comida seja a fonte preferida de zinco, você pode escolher entre vários suplementos de zinco para estimular a cicatrização de feridas. A Universidade de Maryland Medical Center recomenda doses diárias de zinco suplementares de 10 mg a 30 mg para acelerar o processo de cicatrização. Alternativamente, o Centro sugere a aplicação de um creme de zinco tópico em feridas para facilitar a cicatrização mais rápida. No entanto, aplique apenas cremes de zinco na pele intacta.

Efeitos colaterais

A aplicação tópica de zinco não tem efeitos adversos conhecidos. No entanto, mais não é melhor, e overdose de zinco pode ocorrer com suplementos. O Sistema de Saúde da Universidade de Michigan adverte que o uso regular de suplementos de zinco acima de 150 mg por dia pode aumentar o risco de anemia e causar problemas estomacais, fadiga, gosto metálico na boca e sangue na urina. Além disso, o aumento do zinco na dieta pode diminuir o desempenho mental em pessoas com doença de Alzheimer.

Considerações

De acordo com o Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, a dieta média americana geralmente fornece níveis de zinco insuficientes para atender à Dieta Recomendada . Baixos níveis de vitamina B6, terapia oral com penicilina, pílulas de água, alcoolismo e certas dietas vegetarianas podem interferir na absorção de zinco. O aumento da ingestão de cálcio também pode interferir na taxa de absorção do zinco.

Além da cicatrização demorada, sinais de possível deficiência de zinco incluem comprometimento da função imunológica, perda de peso, inchaço, erupção cutânea, escaras, perda de cabelo, perda de menstruação períodos e depressão. Diarréia, impotência e lesões oculares também podem ocorrer.