casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A leucemia pode causar uma queda nos níveis de potássio?

A leucemia é um tipo de câncer que geralmente ataca as células brancas do sangue primeiro, seguido pela medula óssea e pelo sistema linfático do corpo. A leucemia faz com que o corpo crie anormalmente grandes quantidades de glóbulos brancos danificados, que são ineficazes no seu papel habitual de combatentes da infecção. A leucemia requer tratamento agressivo, como quimioterapia e outros medicamentos para prevenir e tratar sintomas e efeitos colaterais, que podem causar ou contribuir para baixos níveis de potássio, uma condição conhecida como hipocalemia.

Potássio e Hipocalemia -

Seu corpo usa o potássio eletrolítico para manter a saúde e a função do coração e do sistema nervoso. Seu corpo regula seu nível de potássio, movendo o potássio para dentro e para fora das células do sangue e excretando potássio pelos rins. Interrupções na capacidade do corpo de regular os níveis de potássio podem resultar em hipocalemia. Os sintomas de hipocalemia, que podem não aparecer até que os níveis de potássio sejam especialmente baixos, incluem fraqueza muscular e cãibras e alterações nos resultados do teste eletrocardiográfico.

Causas

A hipocalemia pode ocorrer como um efeito colateral da quimioterapia, que é um tratamento para leucemia. Medicamentos, como certos antibióticos e diuréticos usados ​​para tratar infecções freqüentes e outros sintomas da leucemia, podem causar baixos níveis de potássio. Os medicamentos usados ​​na quimioterapia e o próprio processo podem resultar em hipocalemia. A leucemia pode fazer com que seus rins removam muito potássio. Alguns sintomas de leucemia, como febre, vômitos e sudorese excessiva, podem diminuir os níveis de potássio.

Sintomas

Você pode não sentir sintomas se tiver uma pequena queda nos níveis de potássio. Os sintomas de uma queda mais significativa nos níveis podem incluir diarréia grave, náusea, vômito, falta de apetite persistente, falta de ar, palpitações ou dor no peito. Uma queda significativa no seu nível de potássio pode resultar em constipação, fraqueza muscular e danos, ritmos cardíacos anormais e fadiga. A hipocalemia a longo prazo pode danificar os rins e levar à paralisia que inclui os pulmões.

O tratamento de baixos níveis de potássio pode incluir a ingestão de alimentos ricos em potássio - como bananas, suco de laranja e folhas verdes. vegetais - e evitar alimentos que possam contribuir para o desequilíbrio eletrolítico, como bebidas alcoólicas e bebidas cafeinadas. Seu médico pode prescrever suplementos de potássio se seus níveis estiverem perigosamente baixos. Você pode precisar tomar suplementos de magnésio, uma vez que o magnésio é frequentemente necessário para aumentar os níveis de potássio. Prescrição de medicamentos estão disponíveis que ajudam seu corpo a reter o potássio enquanto elimina o excesso de água.

Avisos

Consulte o seu médico se você suspeitar que tem níveis baixos de potássio, se tiver algum dos sintomas da doença ou antes de tentar para tratar baixos níveis de potássio com suplementos dietéticos ou outras medidas.