casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Metotrexato e cafeína

Metotrexato é um medicamento de prescrição conhecido como antimetabólito. Os médicos o prescrevem para tratar certos tipos de câncer e para alguns distúrbios auto-imunes, incluindo psoríase grave, artrite psoriática e artrite reumatóide ativa. A cafeína pode afetar o quão bem o metotrexato funciona para pacientes com artrite reumatóide, embora a pesquisa seja inconclusiva. Consulte o seu médico sobre a sua ingestão de cafeína antes de iniciar a terapia com metotrexato para qualquer problema de saúde.

Metotrexato é útil para o tratamento do câncer porque retarda o crescimento das células cancerosas. Em pacientes com psoríase, o metotrexato retarda o crescimento excessivo das células da pele, o que impede o desenvolvimento de manchas escamosas. O metotrexato também tem efeitos anti-inflamatórios que ajudam na artrite psoriásica e reumatóide. Além disso, o medicamento reduz a atividade do sistema imunológico, que pode ajudar os pacientes com distúrbios auto-imunes.

Interação na artrite reumatóide

Drugs.com lista uma interação moderada entre cafeína e metotrexato quando tomado por pacientes com artrite reumatóide, observando esses dados são limitados. O site cita um estudo no qual pacientes que consumiram mais de 180 mg por dia de cafeína enquanto tomavam 7,5 mg por semana de metotrexato por três meses relataram níveis significativamente mais baixos de melhora em sua doença. Sua rigidez matinal e dor nas articulações era maior do que a dos pacientes que consumiam menos cafeína. A quantidade de 180 mg pode ser igual a cerca de duas xícaras de café, mas isso depende de quão forte você brew-lo.

Resultados Conflitantes

Um estudo publicado na edição de julho de 2006 do "Journal of Rheumatology, "No entanto, não encontrou um efeito negativo semelhante de cafeína sobre a eficácia do metotrexato para pacientes com artrite reumatóide. Nesse grupo, não houve diferença estatística entre os grupos com baixa, moderada ou alta ingestão de cafeína. Os grupos com moderada e alta ingestão de cafeína tiveram uma maior ocorrência de inchaço nas articulações, embora a ocorrência fosse estatisticamente insignificante.

Pesquisa em Psoríase

Pesquisa publicada na edição de fevereiro de 2007 do "International Journal of Dermatology" também não encontrou interação significativa de cafeína e metotrexato para pacientes com psoríase e artrite psoriática. Os autores mencionam pesquisas anteriores em animais e humanos, indicando que a eficácia do metotrexato pode ser reduzida em pacientes com artrite reumatóide que consomem cafeína. Neste estudo, os pacientes com psoríase e artrite psoriática em uso de metotrexato foram entrevistados sobre a ingestão de cafeína, e não foi encontrada associação entre a dose de metotrexato necessária para a efetividade e a quantidade de cafeína consumida pelos pacientes. , , ] ]