casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

A máscara N95 para proteger contra a tuberculose

A máscara médica N95 é um tipo de respirador descartável que pode ser usado em ambientes médicos ou industriais. Ambos os tipos de N95 funcionam filtrando partículas no ar antes de chegarem ao sistema respiratório. Tanto o FDA como o Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional aprovam o uso de máscaras respiratórias N95 para proteger contra a transmissão da tuberculose.

As máscaras para respiradores N95 normalmente são usadas por profissionais médicos que entram em contato. com um indivíduo com suspeita ou diagnóstico de tuberculose ativa. As bactérias da tuberculose podem passar pelo ar de uma pessoa infectada para uma pessoa não infectada se o paciente infectado tossir. Vestir uma máscara N95 é uma precaução de segurança se o seu trabalho colocar você em contato com uma pessoa que acredita ter tuberculose ativa. O uso de máscaras também seria exigido dos profissionais de saúde pública que supervisionam a administração domiciliar de medicamentos anti-TB a pacientes que recebem tratamento para a infecção ativa.

O termo "N95" na verdade se refere a um todo. máscaras respiratórias classe NIOSH ou aprovadas, e o funcionamento e a eficiência de modelos de máscaras individuais podem ser diferentes. A máscara respiratória da classe N95 é aquela que filtra pelo menos 95% das partículas de ar. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, os filtros N95 são montados em diferentes tipos de máscara, incluindo o N99, N100, R95, R99, R100, P95, P99 e P100. As letras nos nomes dos modelos indicam resistência ao óleo. As máscaras "N" não são resistentes a óleo; As máscaras "P" são um pouco resistentes ao óleo; As máscaras "R" são resistentes ao óleo. Os números indicam a eficácia mínima de filtragem da máscara. O "95" indica 95% de eficiência; "99" indica 99% de eficiência; "100" indica uma eficiência de filtragem de pelo menos 99,97%.

Considerações

Existem diferentes tipos de tuberculose. Cada um representa um nível de risco diferente para a pessoa não infectada. Você não precisaria usar uma máscara N95 quando em contato com uma pessoa com tuberculose latente. A tuberculose latente significa que a pessoa encontrou a bactéria da tuberculose, mas não apresenta sintomas e não pode infectar outras pessoas. A tuberculose latente é tipicamente tratada com um curso de seis meses de medicação. Um paciente com tuberculose ativa será sintomático e pode infectar qualquer pessoa que respire o mesmo ar. Você precisaria usar uma máscara N95 ou similar ao interagir com um paciente de TB conhecido, ou alguém que exibe os sintomas característicos da TB. Estes incluem uma tosse com duração de pelo menos três semanas, dor no peito, expectoração ou sangue, perda de peso, arrepios e suores nocturnos. Pessoas com HIV ou AIDS correm maior risco de desenvolver tuberculose ativa. A tuberculose também é mais comum em certos países do mundo.

Precauções

Se o seu trabalho ou vida familiar lhe trouxer contato regular com pessoas que possam ter tuberculose ativa, seu empregador provavelmente exigirá uma série de medidas cautelares. medidas. Os profissionais de saúde, por exemplo, normalmente recebem testes cutâneos regulares para avaliar se a exposição à TB ou infecção ocorreu. Um teste cutâneo positivo, sem outros sintomas, pode significar que você tem tuberculose latente. Isso geralmente é tratado com um curso de seis meses da droga isoniazida. Outras medidas preventivas usadas para prevenir a contração da TB incluem a vacinação com BCG, que é rotineiramente administrada a escolares em certos países europeus.