casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Cafeína e Pancreatite Crônica

A cafeína é um estimulante encontrado em líquidos como chá, café, refrigerantes e bebidas energéticas. Também é encontrado em chocolate, nozes de cola e algumas drogas. Atua no sistema nervoso central, melhorando o estado de alerta e foco. O pâncreas produz enzimas necessárias para digerir gorduras e outros componentes alimentares. A pancreatite crônica é caracterizada por episódios repetidos de inflamação e cicatrização do pâncreas, o que pode levar a danos pancreáticos permanentes e até mesmo à morte.

Sintomas Pancreatite crônica é frequentemente causada por abuso de álcool ou obstruções do ducto pancreático, autoimune. problemas, fatores genéticos ou triglicerídeos elevados e também é uma complicação da fibrose cística. Os sintomas incluem dor abdominal e nas costas que podem piorar com a ingestão ou ingestão de álcool, perda de peso perceptível, náuseas, vômitos, diarréia e outras anormalidades nas fezes. Pancreatite crônica pode danificar a área do pâncreas que controla a produção de insulina e pode levar a diabetes e morte se não for tratada adequadamente.

Tratamento

Tratamento da pancreatite crônica pode incluir drogas para diminuir a dor e sucção nasal para remover o conteúdo do estômago. A ingestão de líquidos e alimentos por via oral pode ser interrompida e líquidos e nutrientes administrados por via intravenosa para permitir a diminuição da inflamação pancreática. Uma dieta oral é lentamente reintroduzida para incluir refeições pequenas e com baixo teor de gordura e líquidos para manter o corpo hidratado. Álcool e cafeína são severamente limitados ou eliminados completamente.

Cafeína

A cafeína afeta o metabolismo do corpo, não só através do sistema nervoso central, mas também estimulando o pâncreas. Isso pode irritar um pâncreas já inflamado e cicatrizado, aumentando a dor da pancreatite crônica e prejudicando o funcionamento do pâncreas. É fundamental manter-se hidratado durante o tratamento da pancreatite crônica e agir para prevenir ataques pancreáticos mais agudos. A cafeína também é um diurético, o que acelera a perda de fluidos no corpo e pode causar desidratação.

A Clínica Mayo recomenda cortar a ingestão de cafeína lendo os rótulos dos alimentos e calculando o quanto de cafeína você está ingerir. Diminua a ingestão de cafeína gradualmente para evitar dores de cabeça e irritabilidade, o que pode tornar a recuperação da pancreatite crônica ainda mais estressante. Prepare café e chá por um curto período de tempo ou mude para café descafeinado ou chás de ervas. Verifique as informações sobre medicamentos de venda livre para garantir que os medicamentos para alívio da dor não contenham cafeína.