casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Alto nível de dióxido de carbono no sangue

A hipercapnia, ou um alto nível de dióxido de carbono no sangue, é uma condição médica séria que pode resultar em danos permanentes aos órgãos internos ou resultar em morte se não for tratada de forma adequada e imediatamente. Medicamentos, condições médicas ou fatores ambientais podem contribuir para altos níveis de dióxido de carbono no sangue. O envenenamento por dióxido de carbono tem vários sintomas em comum com o envenenamento por monóxido de carbono, mas eles não são a mesma condição.

O dióxido de carbono produzido pelo corpo humano não é uma toxina. Os níveis de dióxido de carbono no sangue não são perigosos até atingirem níveis elevados. Este subproduto metabólico gasoso normalmente sai do corpo rapidamente. Uma vez dissolvido na corrente sanguínea, ele se torna bicarbonato e é liberado pelos rins ou levado para os pulmões, transformado de volta em dióxido de carbono e exalado. O mesmo processo de eliminação expele o dióxido de carbono inalado.

Causas

A causa mais comum de um alto nível de dióxido de carbono no sangue é o alto nível de bicarbonato devido ao uso de medicamentos. Tomar diuréticos, o uso prolongado de esteróides ou o abuso de laxantes, todos causam altos níveis de bicarbonato na corrente sanguínea.

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) aumenta os níveis de dióxido de carbono devido à redução da eficiência de oxigênio. Re-respirar dióxido de carbono expulso devido à ventilação inadequada resulta em intoxicação por dióxido de carbono também. Os mergulhadores que praticam o salto de respiração - prendendo a respiração para salvar o oxigênio do tanque de ar - experimentam com frequência a hipercapnia.

Sintomas

Sintomas leves de altos níveis de dióxido de carbono no sangue incluem vermelhidão da pele, contrações musculares , frequência cardíaca elevada, falta de ar e comprometimento mental menor, como confusão. Sintomas moderados de hipercapnia incluem letargia, pânico, tontura e sudorese excessiva. Sintomas graves de intoxicação por dióxido de carbono incluem inconsciência, convulsões, coma, parada respiratória e morte. Quanto mais tempo o indivíduo fica sem tratamento, ou quanto maior a exposição a uma fonte externa de dióxido de carbono, mais severos seus sintomas se tornam e mais rapidamente sua condição médica se deteriora.

Um alto nível de carbono o dióxido de carbono no sangue pode resultar em dano permanente ao cérebro ou ao coração quando não tratado imediatamente. Dependendo da gravidade do envenenamento por dióxido de carbono, o indivíduo recebe oxigênio através de uma máscara de oxigênio, um ventilador ou uma câmara hiperbárica. As câmaras hiperbáricas pressurizam o oxigênio a duas vezes a pressão normal e forçam o oxigênio para o corpo. Este processo acelera a remoção de dióxido de carbono da corrente sanguínea.

Prevenção /Solução

Garantir a ventilação adequada de espaços fechados, abstendo-se de pular a respiração e usando corretamente esteróides e laxantes são algumas maneiras de prevenir o alto dióxido de carbono níveis no sangue. Indivíduos com condições médicas como a DPOC e aqueles que tomam medicamentos, como diuréticos ou esteróides prescritos, podem evitar a hipercapnia, mantendo os esquemas regulares de exames de sangue.