casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Segurança da sacarina na pasta de dentes

A sacarina, um substituto do açúcar à base de petróleo, é usada em refrigerantes, alimentos dietéticos e produtos de higiene pessoal, como batom e creme dental. A sacarina foi ligada ao câncer em estudos clínicos na década de 1970, mas continua a ser usada como aditivo de produtos alimentares e de higiene, inclusive para uso em cremes dentais edulcorantes.

Ingredientes da pasta de dente

A composição da pasta de dente depende da tipo de creme dental e o fabricante. Agentes molhantes e aromatizantes são aditivos comuns. O acessulfame-K, a sucralose, o éster metílico da aspartil-fenilalanina, o alitame e a tagatose estão na mesma classe do adoçante que a sacarina, mas a sacarina sódica é menos dispendiosa de produzir. Todos esses produtos são adicionados à pasta de dentes durante o processo de fabricação.

Normas de Sacarina A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC) define a sacarina como "um adoçante não nutritivo usado em bebidas e alimentos, cuidados pessoais produtos como creme dental, adoçantes de mesa e alimentos para animais. " A sacarina é fabricada a partir de derivados de petróleo e foi fabricada em 1879, embora não tenha sido utilizada como substituto do açúcar até 1885. É aproximadamente 350 vezes mais doce que o açúcar, segundo a USITC, e é comumente adicionada à bálsamo labial, enxaguatório bucal e creme dental . A sacarina de grau alimentício deve atender aos padrões estabelecidos pela FDA no Food Chemical Codex e na Farmacopéia dos EUA, de acordo com a USITC.

Tendências em Cremes e Dentes

Um relatório da Research and Markets sobre "Higiene Oral nos Estados Unidos" 2009 "delineou relatórios de vendas de creme dental, citando um aumento nas vendas de" opções baratas de marca própria ". Os produtos de marca própria e de preço baixo são mais propensos a incluir a sacarina como adoçante artificial. A empresa de pesquisa previu um aumento nos preparativos de dentes de baixo custo devido a "efeitos recessivos" na economia. Os produtos de creme dental Tom's of Maine, Inc., introduzidos em 1975, durante a altura da ligação da sacarina com o relato do câncer, são fabricados sem a adição de ingredientes artificiais e sem a sacarina. Tom's é responsável pelas maiores vendas de creme dental natural nos EUA em 2009.

A Delaney Clause, da Food and Drug Act, proíbe o uso de "qualquer aditivo alimentar que tenha demonstrado causar câncer quando ingerido por seres humanos ou animais ". Os testes foram solicitados para avaliar uma potencial ligação entre o câncer e a sacarina. O relatório "Cancer Testing Technology and Saccharin", publicado em 1977 pelo Conselho do Escritório de Avaliação Tecnológica, revisou os testes de sacarina e não relatou nenhuma ligação entre o câncer de bexiga em homens e o uso de adoçantes artificiais. Um estudo canadense relatado após o estudo dos EUA encontrou uma ligação entre os dois. Ambos os estudos foram feitos em um número limitado de participantes (apenas 632 no estudo canadense), e ambos foram limitados a estudar apenas uma correlação com o câncer de bexiga. Instituto do Câncer afirma que estudos sobre a sacarina "não forneceram evidências claras de uma associação com câncer em humanos". Estudos em humanos, ao contrário de ratos, não forneceram "evidências consistentes de que a sacarina está associada à incidência de câncer de bexiga", de acordo com os Institutos.

, , ] ]