casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O Guaraná é seguro?

A erva guaraná tem sido usada há muito tempo como estimulante devido ao seu alto teor de cafeína. Nativo da floresta amazônica, o uso do guaraná na medicina tradicional inclui o tratamento da dor de cabeça e o alívio da febre. Comercialmente, é promovido para vários propósitos, como suprimir o apetite, perder peso e reduzir a fadiga. Os fabricantes comumente o adicionam a bebidas energéticas e bebidas esportivas por supostos benefícios como melhor função mental e melhor desempenho esportivo.

Rico em cafeína

As sementes de guaraná contêm mais cafeína do que qualquer outra planta conhecida, de acordo com um Artigo de 2010 na revista "Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências". As sementes contêm entre 2% e 7,5% de cafeína e cerca de quatro vezes mais cafeína que o café em média, de acordo com a revisão. O guaraná também contém uma pequena quantidade de outros alcalóides da família da cafeína, como teobromina e teofilina.

Potencial para a sobrecarga de cafeína O guaraná estimula o sistema nervoso, mas seus efeitos duram mais do que o café, segundo os autores. da revisão "Medicina Complementar e Alternativa Baseada em Evidências". O uso abundante de guaraná combinado com outras fontes de cafeína em bebidas energéticas aumenta a preocupação com potenciais problemas de saúde causados pelo excesso de estimulantes. A revisão informou que as visitas ao pronto-socorro por causa da overdose de cafeína proveniente de produtos contendo guaraná estão se tornando comuns.

Aumenta o risco de desidratação

As bebidas energéticas que contêm guaraná são comumente promovidas em conjunto com atividades esportivas. A cafeína do guaraná, no entanto, exerce efeitos diuréticos. A cafeína promove a perda de água a uma taxa de 1 mililitro de água por miligrama de cafeína, de acordo com uma revisão de segurança publicada na edição de 2008 do "Journal of the American Pharmacists Association". Isso aumenta o risco de desidratação. Consumir bebidas que contenham cafeína durante atividades esportivas não é uma boa idéia, de acordo com a revisão.

Efeitos Adversos

Os efeitos colaterais relatados do uso do guaraná estão relacionados ao seu conteúdo de cafeína e incluem ansiedade, insônia, batimentos cardíacos e dores de estômago. Há relatos raros de convulsões em quatro adultos jovens após consumirem bebidas energéticas contendo guaraná e outros ingredientes, de acordo com o NYU Langone Medical Center. A dose típica de guaraná só fornece cerca de 50 miligramas de cafeína, o que equivale aproximadamente a 1/2 xícara de café forte. Uma quantidade moderada de cafeína, que é de cerca de 200 miligramas, não é considerada prejudicial, de acordo com a Food and Drug Administration dos EUA. O guaraná, no entanto, é comumente encontrado com outros ingredientes da cafeína em bebidas energéticas, e isso aumenta o teor total de cafeína. , , ] ]