casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Qual é o limite vertical em escalada?

Para muitas pessoas, os perigos do alpinismo incluem avalanches, deslizamentos de rochas e ferimentos causados ​​por uma queda. Dor muscular e exaustão de calor também são preocupações. No entanto, subir acima do limite vertical também deve ser uma preocupação na lista. Escalar muito alto pode levar a três doenças graves, duas das quais podem ser fatais se não forem tratadas.

Limite Vertical

A doença aguda da montanha (AMS), também conhecida como doença da altitude, é causada pelo ar respirável. altitudes entre 2.500 a 3.500 metros, ou cerca de 8.000 a 11.482 pés. Acima dessa faixa, muitos escaladores começam a sentir os efeitos colaterais da respiração do ar mais rarefeito, que contém menos oxigênio. Devido a este fato, 8.000 pés é às vezes considerado um limite vertical - uma altura média que uma pessoa pode subir sem o aparecimento da AMS.

Sintomas

Os primeiros sinais da AMS se assemelham a sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo náuseas, fadiga e dor de cabeça. Outros sintomas incluem tontura, hemorragias nasais e insônia. Se uma pessoa permanecer em altitudes acima de 8.000 pés, a doença pode evoluir para outras doenças, como o edema pulmonar de altitude (HAPE) e o edema cerebral de alta altitude (HACE). Ambos podem ser potencialmente fatais em poucas horas. Os sintomas de HAPE incluem fluido nos pulmões - edema pulmonar - que causa falta de ar. As vítimas do HAPE muitas vezes sentem falta de ar mesmo enquanto estão descansando. Outros sintomas do HAPE incluem febre alta e saliva espumosa. O HACE, por outro lado, é a mais grave das doenças da altitude porque causa fluido no cérebro. Os primeiros sinais de HACE incluem confusão, falta de jeito e até mesmo ações não características, como a violência.

O primeiro tratamento para a doença da altitude deve ser descer imediatamente. No entanto, se isso não for possível, medicamentos como a dexametasona e a acetazolamida podem ser administrados. Inalar oxigênio de um tanque de oxigênio também pode retardar a progressão de AMS, HAPE e HACE. Ainda assim, a descida é um dos tratamentos mais eficazes para as doenças. De acordo com um artigo no "British Medical Journal", todos os tratamentos devem ser acompanhados de descenso e, uma vez tratados, a capacidade de sobrevivência da AMS é alta. De acordo com o artigo do BMJ, soldados postados em altas altitudes só têm uma taxa de mortalidade de 0,16%.

Prevenção

Escaladores cuidadosos podem evitar a doença da altitude. Um método para prevenir o AMS é não subir acima dos 8.000 pés. Outra é escalar não mais do que cerca de 1.600 pés em um dia. De acordo com Altitude.org, o corpo pode se adaptar ao ar mais rarefeito se sua subida for lenta. Portanto, escalar menos de 1.600 pés por dia dá ao corpo a oportunidade de se ajustar à altitude mais alta. Ainda assim, outras fontes como o UIAA Mountain Medicine Center e pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego dizem que a altura máxima ou "limite vertical" que um ser humano pode sobreviver a longo prazo é de cerca de 6.000 metros ou 19.685 pés. Subir acima de 26.000 pés é geralmente considerado perigoso e às vezes é chamado de "zona de morte".