casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

ADHD & Tics

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, ou TDAH, é caracterizado por dificuldades com foco e atenção e /ou comportamento hiperativo e impulsivo. Tiques podem ser de natureza motora ou vocal e são comportamentos involuntários que são difíceis de controlar. A presença de tiques em indivíduos diagnosticados com TDAH pode ser o resultado do uso de medicação estimulante ou como um transtorno co-ocorrência natural. Sintomas do TDAH O TDAH é freqüentemente diagnosticado na infância. As crianças podem demonstrar dificuldades com atenção, hiperatividade e impulsividade, ou ambos. As crianças que lutam com a atenção podem ter dificuldade em seguir as instruções, não ouvir quando os outros estão falando, desorganizar-se e distrair-se, esquecer-se e, muitas vezes, perder coisas e ter dificuldade em concentrar-se ou concentrar-se nas tarefas. As crianças que lutam com comportamentos impulsivos e hiperativos podem ter problemas para ficar parados, incapazes de esperar sua vez, agir sem pensar, interromper os outros, incomodar-se ou parecer inquieto, e parecem estar em constante movimento.

Tics

O Centro Nacional de Recursos sobre TDAH define tiques simples como movimentos ou vocalizações súbitas, sem finalidade, repetitivas e involuntárias. Os comportamentos vistos com tiques incluem limpar a garganta, fazer caretas, piscar os olhos e inclinar a cabeça. Os indivíduos podem ter tiques motores e /ou vocais.

Efeitos colaterais de medicação

Tomar medicamentos estimulantes pode levar ao aparecimento de tiques subjacentes. Em outras palavras, um indivíduo com uma predisposição para desenvolver tiques pode ser desencadeado pelo uso de medicação estimulante. Embora os tiques nem sempre sejam visíveis, interromper a medicação muitas vezes leva à eliminação dos tiques ou, com o tempo, apesar da continuação da medicação, os tiques desaparecerão.

Síndrome de Tourette

A síndrome de Tourette é um tique os indivíduos freqüentemente demonstram tiques vocais e motores por pelo menos um ano. Há uma forte co-ocorrência de síndrome de TDAH e síndrome de Tourette. O Centro Nacional de Recursos sobre TDAH relata que, enquanto cerca de 7% das crianças com TDAH apresentam síndrome de Tourette, 60% das crianças com síndrome de Tourette apresentam TDAH. Os sintomas da síndrome de Tourette podem ser tratados com medicação. O tratamento de indivíduos com ambos os tiques e TDAH pode ser um processo difícil. Tratamento de tiques ou síndrome de Tourette, bem como TDAH pode ser feito através do uso de terapia comportamental e /ou medicação. Um médico precisará determinar quais sintomas tratar primeiro. Se uma criança desenvolve tiques após o uso de estimulantes, um médico pode retirá-la da medicação até que os tiques possam ser controlados. O uso de medicamentos estimulantes para tratar o TDAH não pode exacerbar os tiques quando administrados em doses adequadas, mas deve ser monitorado cuidadosamente.