casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como ajudar as crianças com discalculia

Os estudantes que têm discalculia muitas vezes têm problemas com os problemas de matemática mais simples. Eles têm dificuldade em entender conceitos matemáticos básicos e não têm um senso intuitivo de como os números funcionam. Aprender procedimentos matemáticos pode ser bastante desafiador para eles. Essa deficiência pode resultar em um aluno aprendendo a não gostar de matemática e a evitá-lo sempre que possível. Os professores podem ajudar os alunos com discalculia a se tornarem proficientes em tarefas matemáticas e dar a eles a confiança necessária para se tornarem confiantes em matemática, fornecendo a esses alunos acomodações e modificações adequadas.

Use papel milimetrado para ajudar os alunos a serem ciente de onde os números devem ser. Isso ajudará a eliminar os erros cometidos ao não alinhar corretamente os problemas matemáticos verticais. Certifique-se de que a grade no papel milimetrado seja grande o suficiente para que os alunos não tenham que aglomerar os números juntos.

Peça aos alunos que leiam os problemas de matemática em voz alta, mesmo que não estejam. t problemas com palavras. Por exemplo, para 56 (10 + 2), um aluno poderia dizer: “Cinquenta e seis multiplicado por dez mais dois.” Embora isso funcione melhor para problemas relativamente simples no nível elementar, alunos em classes mais avançadas podem ser encorajados a usar a linguagem da matemática para verbalizar o processo, pois a compreensão auditiva pode ser uma força.

Forneça aos alunos informações adicionais para acompanhar os problemas de matemática que eles estão tentando resolver. Peça aos alunos para desenhar figuras que representem uma determinada equação. Envolva os alunos fisicamente desenhando uma linha numérica no chão e fazendo com que eles resolvam um problema. Relacione o problema a uma situação da vida real com a qual os alunos estão familiarizados. Peça aos alunos que trabalhem com manipuladores para resolver problemas. Essas estratégias beneficiarão toda a turma, além de ajudar os alunos com discalculia.

Ensine aos alunos quantidades controláveis de informações, dando-lhes tempo para praticar cada etapa antes de implementar todas as etapas juntas . Por exemplo, se você está ensinando como adicionar com frações, dê aos alunos bastante prática para encontrar denominadores comuns primeiro. Somente quando os alunos dominam essa habilidade, eles devem passar para um problema matemático que incorpore essa habilidade.

Permita que os alunos com Discalculia usem calculadoras ao fazerem vários problemas. Isso permitirá que eles demonstrem que entendem o processo sem se desviarem das dificuldades com as habilidades computacionais básicas.

Dica

Peça ajuda a um professor de inclusão educacional especial se um aluno com A discalculia corre o risco de cair significativamente atrás da classe.

, , ] ]