casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Café e Triglicerídeos

Triglicerídeos são gorduras encontradas no sangue e usadas pelo corpo para armazenar o excesso de calorias. Níveis elevados de triglicérides estão ligados a uma variedade de problemas de saúde significativos, incluindo um aumento do risco de ataque cardíaco e derrame; questões da tireóide, fígado ou rins e condições como diabetes e síndrome metabólica. Fatores dietéticos, incluindo o consumo de café, muitas vezes desempenham um papel fundamental na determinação dos níveis de triglicerídeos.

Fatores Dietéticos

O que comemos e bebemos tem um impacto significativo nos nossos níveis de triglicerídeos, de acordo com a Cleveland Clinic. Por exemplo, a redução de calorias provenientes de gordura, açúcar, grãos refinados e álcool pode diminuir os triglicerídeos sem o uso de medicamentos. A clínica também recomenda comer porções menores, evitar lanches noturnos e fazer exercícios regularmente. A Cleveland Clinic não aconselha adultos a reduzir ou eliminar o consumo de café como parte de uma dieta com baixo teor de triglicérides.

Café preto O café preto é considerado geralmente neutro em termos de seu impacto no colesterol e triglicérides no sangue. O site HealthFinder do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA lista o café preto e a água como as duas únicas substâncias que podem ser consumidas antes do teste de lipoproteína "em jejum", que mede os níveis de colesterol e triglicérides no sangue. De fato, um estudo de 2005 publicado no Annals of Pharmacotherapy descobriu que consumir uma xícara de café de 6 onças uma hora antes do teste não produziu alterações clinicamente significativas no colesterol ou triglicérides no sangue. O café preto tem um efeito mínimo sobre triglicerídeos, ingredientes comumente adicionados ao café podem ter um forte impacto. Por exemplo, creme, leite integral e metade e meia são todos ricos em gordura, o que pode aumentar drasticamente os níveis de triglicérides. O açúcar de mesa e os xaropes doces ou aromatizados também podem ser problemáticos, e a Cleveland Clinic recomenda mudar para adoçantes sem açúcar. Aqueles que gostam de um café irlandês ocasional ou toque de licor em seu java também deve abster-se, como o álcool é um efeito muito potente sobre os níveis de triglicérides.

Drip vs. Press Review

Em uma edição de 2004 da sua newsletter médica Dr. John McDougall descreve a relação entre café e triglicérides. Ele aponta que duas substâncias químicas encontradas no café, no cafestol e no kahweol podem aumentar significativamente o colesterol e os triglicerídeos no sangue. O impacto destes produtos químicos é em grande parte anulado, no entanto, pelo uso de um filtro de café de papel. Isso significa que o café comum, preparado em muitas casas, restaurantes e lanchonetes - e permitido por muitas instalações de teste de colesterol - é geralmente seguro. O café não filtrado e cozido, como o café produzido por uma gráfica francesa, contém os produtos químicos nocivos.

Cafeína

Dr. McDougall aconselha contra o consumo de café em grande quantidade, porque a cafeína pode contribuir para outros problemas de saúde, incluindo fatores de risco para doenças cardíacas, como pressão alta. No entanto, a Cleveland Clinic e o site HealthFinder não listam o consumo de cafeína como uma consideração importante para pacientes com preocupações sobre colesterol ou triglicérides. Embora o café gotejante consumido em preto ou com substitutos do açúcar deva ser geralmente "seguro", você deve consultar um médico ou nutricionista de confiança para obter orientações específicas com base na sua saúde, estilo de vida e metas individuais.

, , ] ]