casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Índice glicêmico de pêssegos

O índice glicêmico é uma pontuação que indica quanto um alimento ou bebida aumenta seu nível de glicose no sangue. Isso ajuda as pessoas com diabetes a planejar suas refeições para manter o açúcar no sangue equilibrado. Também ajuda quem está assistindo seu peso, porque o açúcar elevado no sangue desencadeia a insulina e a insulina promove o armazenamento de gordura. Mesmo que os pêssegos sejam uma fonte de açúcar, sua pontuação no índice glicêmico permite que você saiba que eles têm um pequeno impacto no nível de açúcar no sangue.

Índice glicêmico explicado

Como seu corpo digere carboidratos, eles são divididos em simples Açúcares que entram na corrente sanguínea. Alguns alimentos liberam seu açúcar rapidamente na corrente sanguínea e causam um grande aumento nos níveis de açúcar no sangue. O índice glicêmico oferece uma maneira de escolher os alimentos com base em seu impacto. Mede quanto cada alimento aumenta o açúcar no sangue em comparação com a glicose pura. Os alimentos recebem uma pontuação baseada em uma escala de um a 100, em que a glicose pura é igual a 100.

Índice glicêmico de pêssegos

Os pêssegos se enquadram na categoria de alimentos com baixo índice glicêmico. Segundo a Harvard School of Public Health, uma porção de 120 gramas, que é um pequeno pêssego, tem uma pontuação de índice glicêmico de 42. Uma pontuação de 55 ou menos é um índice de baixo índice glicêmico, 56 a 69 é uma classificação moderada e 70 ou acima significa que é um alimento com alto índice glicêmico. Diferentes fatores podem fazer a pontuação flutuar. Se você comer uma fruta maior, seu impacto pode ser maior e, à medida que a fruta amadurece, o índice glicêmico aumenta.

Comparação com outras frutas

Os pêssegos têm uma classificação de índice glicêmico quase idêntica à das laranjas e uvas. , que têm pontuações GI de 42 e 46, respectivamente. Eles têm uma classificação GI um pouco mais alta do que as peras e as maçãs, ambas com 38 e pêssegos ligeiramente abaixo das bananas, com 51. Os pêssegos têm um IG significativamente menor do que a melancia, que marca 72.

Whole Fruit Versus Enlatados

É notável que a classificação de 42 se aplica somente ao fruto inteiro, não a pêssegos enlatados ou bebidas com sabor de pêssego. A classificação glicêmica pode mudar quando uma fruta é enlatada ou transformada em "bebida de fruta" que contém adoçantes adicionados porque aumentam drasticamente a classificação do índice glicêmico. A Escola de Saúde Pública de Harvard observa que o mesmo pêssego de 120 gramas que é enlatado e preservado em um xarope claro recebe uma classificação de IG de 52.

O açúcar não significa o IG alto

e doces açucarados ou assados Todos os produtos contêm açúcares simples, mas os frutos são baixos no índice glicêmico e os doces são altos. A razão para a diferença é que os frutos também contêm fibras e fibras, modera a taxa na qual o açúcar natural da fruta entra na corrente sanguínea. O mesmo conceito se aplica a alimentos como o arroz branco, que não contém fibras e tem um índice glicêmico de 89, enquanto arroz integral rico em fibra tem uma pontuação de 50.