casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Frutas que elevam o açúcar no sangue

Frutas, como a maioria dos alimentos, contêm carboidratos que podem elevar o açúcar no sangue. No entanto, a fruta também traz consigo uma abundância de vitaminas e minerais saudáveis, bem como fibras, que fazem parte de uma dieta bem equilibrada. Compreender os benefícios da fruta, bem como quais frutas podem aumentar drasticamente o açúcar no sangue, é tudo parte de garantir o controle da glicose no sangue.

Açúcares em frutas

A maioria das frutas contêm o açúcar da frutose. A frutose é um tipo de carboidrato chamado monossacarídeo que consiste em uma única molécula de açúcar e um dos açúcares mais comuns encontrados na natureza. A maioria das frutas também contém fibra, outro carboidrato ou polissacarídeo que é indigesto, mas tem muitos benefícios para a saúde. Frutas também contêm pectina, que é uma fibra solúvel e celulose, uma fibra insolúvel. Como os frutos contêm carboidratos, a maioria das frutas aumentará o açúcar no sangue. No entanto, alguns podem afetá-lo mais do que outros. Uma boa maneira de determinar o efeito de um alimento em seu nível de açúcar no sangue é conhecer seu índice glicêmico. O índice glicêmico é uma classificação dada aos alimentos, indicando com que rapidez e drasticamente aumentará sua glicose no sangue. "The scale ranges from zero to 100;", 3, [[quanto maior a pontuação de um alimento no índice glicêmico, mais alto e mais rápido ele aumentará o açúcar no sangue. Se um alimento estiver entre 0 e 55, é considerado um alimento com baixo índice glicêmico. De 56 a 69, é considerado um alimento glicêmico moderado e, de 70 a 100, é um alimento com alto índice glicêmico. A carga glicêmica é outra medida do impacto de um alimento sobre o açúcar no sangue, que leva em conta seu índice glicêmico em relação ao conteúdo de todas as formas de carboidrato, incluindo fibras. Por exemplo, a melancia tem um alto índice glicêmico, mas uma baixa carga glicêmica, porque aumenta o açúcar no sangue lentamente. Frutas que têm um efeito glicêmico moderadamente alto incluem bananas, abacaxi e passas. Frutas com baixo índice glicêmico são maçãs, laranjas, mangas e toranja. De acordo com o "Cecil Essentials of Medicine", os diabéticos devem limitar sua ingestão de carboidratos a 15 g por refeição. Isto é igual a 1/2 xícara de fruta congelada, 3/4 a 1 xícara de melão ou bagas e 1/3 a 1/2 xícara de suco de fruta. Frutas secas, como passas ou cerejas, podem conter 25 g de carboidratos em apenas 2 colheres de sopa.

Benefícios da fruta

O teor de fibras da fruta pode ser útil para limitar o efeito que o açúcar da fruta tem no sangue glicose. Comer fibra com um alimento reduz seu efeito glicêmico. Um índice glicêmico elevado significa um pico de glicose no sangue, enquanto um alimento de baixo índice glicêmico resulta em um aumento moderado durante um período prolongado. Fibra retarda a digestão dos alimentos e também bloqueia a absorção de açúcares de uma só vez. Esses fatores combinados resultam em um aumento moderado do açúcar no sangue durante um período de tempo significativo. Além disso, a fruta oferece uma variedade de vitaminas e minerais, por isso não pule a ingestão de frutas só porque você acha que ela contém muito açúcar.