casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Carboidratos & Respiração

O processo de respiração celular é aquele em que as células do corpo queimam combustíveis - carboidratos, gordura e proteína - para produzir energia que eles usam para uma variedade de processos celulares. Onde a respiração envolve carboidratos, há uma série específica de reações que convertem carboidratos em resíduos metabólicos e produzem energia.

Conceitos errados

É comum, em linguagem comum, que as pessoas pensem em respirar quando ouvem palavra "respiração". Do ponto de vista químico, entretanto, a respiração está apenas relacionada à respiração. Respiração química é a combinação de carboidratos - e outras moléculas produtoras de energia - com oxigênio, a fim de produzir energia e os resíduos metabólicos, dióxido de carbono e oxigênio. No geral, a respiração celular é responsável pela maior parte da energia que o corpo extrai das moléculas de nutrientes. Função O objetivo da respiração celular, quando relacionada ao carboidrato, é queimar quimicamente as moléculas de açúcar - os blocos de construção da molécula. carboidrato - e armazenar a energia produzida através dessas reações na forma da molécula de moeda de energia química, ATP. Essencialmente, explique os drs. Mary Campbell e Shawn Farrell em seu livro "Bioquímica", os seres humanos produzem cerca de 30 moléculas de ATP por molécula de glicose, que é um tipo específico de açúcar. Você obtém glicose de açúcar de mesa, açúcar de leite e amido.

O processo de respiração de carboidratos é dividido em diferentes partes, explicam os Drs. Reginald Garrett e Charles Grisham em seu livro "Bioquímica". Primeiro, uma série de reações chamadas glicólise divide a glicose em duas moléculas de uma substância química chamada piruvato. Outra reação converte o piruvato em uma molécula chamada acetil-CoA. O acetil-CoA entra então em uma série de reações chamadas Ciclo de Kreb, que produz os produtos residuais dióxido de carbono e oxigênio, e libera energia do acetil-CoA, eventualmente produzindo ATP.

Como um Como resultado da respiração de carboidratos, suas células produzem grandes quantidades de ATP, que as células usam para uma variedade de coisas. Explica o Dr. Lauralee Sherwood em seu livro "Human Physiology", um dos usos do ATP no corpo é a contração muscular. Ela requer centenas de milhares de moléculas de ATP até mesmo para uma pequena contração muscular. As células também usam o ATP para se comunicar umas com as outras - o ATP estabelece o chamado "potencial de membrana em repouso" que as células usam como um sinal elétrico.

Expert Insight

Embora seja possível que as células produzam O ATP através da respiração usando outros combustíveis além do carboidrato, carboidrato - e especificamente a glicose - é o combustível preferido de muitas células diferentes. As células musculares, por exemplo, dependem da glicose, particularmente durante esforços muito duros. As células cerebrais também dependem preferencialmente da glicose, explica o Dr. Sherwood. Isso explica por que, se você comer uma dieta extremamente pobre em carboidratos, seus músculos se sentirão fracos e seu pensamento ficará confuso - os músculos e o cérebro precisam de glicose para funcionar de maneira ideal. , , ] ]