casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quanto tempo o espermatozóide fica no corpo da mulher?

A concepção começa quando um espermatozóide e óvulo se fundem para criar uma nova vida. No entanto, para que isso ocorra, o momento deve estar certo. Uma vez que o esperma só pode viver no corpo de uma mulher por um curto período, é importante que a relação sexual seja cronometrada em torno da ovulação.

Espermatozóides

O espermatozóide é um tipo de célula sexual que é produzida por um homem. É produzido dentro dos testículos e é liberado pela ejaculação. Uma vez que a ejaculação tenha ocorrido durante a relação sexual, o espermatozóide viaja através do colo do útero e do útero da fêmea para as trompas de Falópio. Uma vez que o esperma está dentro da trompa de falópio, ele localizará um óvulo recém-liberado e tentará se unir. Se o espermatozóide for capaz de fertilizar o óvulo, a célula recém-formada viajará até o útero para se implantar na parede uterina e iniciar o processo de desenvolver uma nova vida.

Fatos

O homem comum ejacula entre 180 milhões e 400 milhões de espermatozóides por ejaculação. No entanto, leva apenas um espermatozóide para fertilizar um óvulo. Homens que produzem 20 milhões ou menos espermatozóides por ejaculação são determinados como tendo problemas de fertilidade.

Os espermatozóides levam 10 semanas para amadurecer e, durante esse tempo, os espermatozóides permanecem dentro dos testículos. Uma vez maduro, o esperma esperará a ejaculação. Uma vez ejaculado, leva aproximadamente cinco minutos a uma hora para alcançar as trompas de falópio. Uma vez dentro das trompas de Falópio, o esperma pode ficar entre dois e cinco dias antes de ser expulso do corpo.

Função

A principal função do esperma é a reprodução. Durante a relação sexual, se um homem ejacular dentro do corpo feminino, o espermatozóide começará a viajar através do colo do útero e do útero até alcançar a trompa de Falópio.

Se um óvulo estiver presente, o espermatozóide se ligará ao óvulo externo. revestimento localizado no ovo e começar a liberar uma enzima. Esta enzima faz com que o revestimento do ovo se decomponha e permitirá que o esperma consuma a barreira. Se o esperma conseguir atingir a parte interna do óvulo, todos os outros espermatozóides serão impedidos de entrar no óvulo. Assim que o espermatozóide entra no óvulo, ambos se fundem e começam o processo de replicação do DNA. O blastócito recém-formado irá percorrer as trompas de falópio até o útero e começará a implantar ou fixar-se na parede. É onde ela se desenvolverá em um feto.

Se um óvulo não estiver presente no momento da ejaculação, o espermatozóide permanecerá dentro da trompa de falópio até ser expelido pelo corpo feminino ou até se encontrar com um óvulo. Ovo recém-ovulado.

O período normal de espermatozóides para viver dentro do corpo de uma mulher é de dois a três dias. No entanto, o esperma pode viver dentro do corpo por cinco dias, desde que as condições sejam favoráveis. Para que as condições sejam favoráveis, o muco cervical fértil deve estar presente. Muco cervical que tem a consistência de claras de ovos é considerado fértil e fornece suporte para o espermatozóide enquanto tenta fertilizar o óvulo. Nesse tipo de muco cervical, os espermatozóides podem se mover mais rapidamente e também podem se beneficiar da camada protetora que o muco proporciona.

Embora os espermatozóides possam viver dentro do corpo de uma mulher por até cinco dias, a maioria dos espermatozóides é expelida horas de ejaculação.

Considerações

Desde que os espermatozóides podem viver dentro do corpo por até cinco dias, os casais que desejam evitar a gravidez devem evitar fazer sexo desprotegido durante a semana anterior à ovulação. Isso permitirá que o esperma seja expelido antes que o óvulo seja liberado. Se o sexo ocorrer, métodos de controle de natalidade devem ser usados se a gravidez não for desejada.

, , ] ]