casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

O que é o desbridamento enzimático?

O desbridamento é a remoção do tecido morto do leito da ferida. O desbridamento enzimático usa enzimas para facilitar a remoção do tecido morto de uma ferida. O desbridamento enzimático é mais específico em atacar tecidos mortos do que quando o corpo remove tecidos mortos usando suas próprias células, de acordo com a Wound Care Practice. A remoção de detritos do leito da ferida é necessária para promover a formação de tecido saudável e o fechamento da ferida. Infecção, cicatrização excessiva e cicatrização demorada de feridas podem ocorrer se o tecido não saudável permanecer em uma ferida.

Três tipos de pomadas de desbridamento enzimático foram previamente aprovados pela FDA: Santyl, Panafil e Accuzyme. Santyl contém unidades de colagenase e é geneticamente modificado a partir do subproduto da bactéria clostridium histolyticum. Accuzyme e Panafil contêm papaína e são derivados de uma substância natural, a carica papaya.

Santyl é comercializado pela Healthpoint e atualmente é o único desbridante enzimático aprovado pela FDA. A FDA anunciou que os produtos de papaína tópicos tiveram que deixar de ser fabricados em 24 de novembro de 2008. As empresas foram obrigadas a parar de enviá-los até 21 de janeiro de 2009, de acordo com a FDA. O FDA removeu produtos papaína tópicos devido a hipersensibilidades e reações alérgicas quase fatais.

O Santyl é pensado para o trabalho, separando a glicina do colágeno em uma ferida. O agente em Santyl come feixes de colágeno que aderem tecido morto não viável à superfície da ferida. O corpo de uma pessoa pode mais facilmente digerir o tecido não viável, de acordo com a Wound Care Practice. Accuzyme e Panafil funcionam liquefazendo restos fibrosos para separar o tecido não viável do leito da ferida. A ureia deve ser adicionada para ativar a enzima papaína e decompor as proteínas, de acordo com a prática de tratamento de feridas.

O corpo de um indivíduo saudável acabará por "comer" o tecido morto em uma ferida. Enzimas podem remover o tecido morto mais rapidamente e de forma mais eficaz se a ferida é maior ou o indivíduo tem um sistema imunológico comprometido.

Aviso

As pomadas desbridantes enzimáticas não podem curar uma ferida infectada. Eles podem ser usados topicamente em uma ferida infectada, mas uma pessoa também deve tomar um antibiótico para tratar a infecção. Santyl não é eficaz em um ambiente de ferida seca, porque é ativado por um ambiente de ferida úmida e deve ser usado com uma cobertura de cobertura secundária úmida, de acordo com Healthpoint. Pensos secundários com prata e iodo também desativam o Santyl.

, , ] ]