casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Tratamento da subluxação da costela

A subluxação da costela é uma condição na qual uma costela está desalinhada. A dor resultante pode ser tão benigna quanto a dor leve ao respirar fundo ou tão grave quanto a dor ao redor do coração e a dificuldade para respirar. Portanto, as subluxações das costelas podem freqüentemente passar sem diagnóstico - ou melhor, são diagnosticadas erroneamente como problemas muito mais críticos. Felizmente, uma vez que uma subluxação de costela é corretamente identificada, o tratamento é simples e relativamente rápido.

Como ela acontece

A subluxação de costela pode ser causada por qualquer coisa que estique a costela ou pressione o esterno. Muitas atividades podem fazer isso - alguns quiropráticos dizem que pode ser algo tão inócuo quanto um espirro forte.

As costelas têm flexibilidade das articulações onde elas se prendem ao esterno, ou osso do peito. Entre as costelas e o esterno é a cartilagem flexível e uma articulação, o que pode permitir algum movimento. Se a costela se move e não se flexiona de volta no lugar, a costela presa é conhecida como uma subluxação da costela.

Tratamentos quiropráticos

Quiropráticos abordam subluxação da costela. Nos casos simples e diretos, um quiroprático terá o paciente deitado de costas e dará um impulso rápido e estratégico para as costas - o que geralmente empurra a costela de volta ao lugar.

Nos casos em que a dor é aguda perto do esterno - casos que muitas vezes se sentem como dor no coração - o quiroprático terá uma abordagem ligeiramente diferente. Normalmente, ela vai passar as mãos para cima e para baixo no comprimento da costela, aplicando pressão em pequenas quantidades enquanto suas mãos viajam. Este tratamento vai até o esterno. O tratamento é geralmente concluído com o mesmo tipo de propulsão para trás, conforme descrito acima.

Alguns pacientes com subluxação da costela podem se voltar para o alongamento e os movimentos da ioga para alívio. É uma boa ideia informar um instrutor de yoga sobre uma subluxação de costela antes de iniciar uma aula. Mas, muitas vezes, as posturas naturais e os alongamentos da ioga podem fazer com que uma costela volte ao lugar.

Um tratamento específico é colocar blocos de ioga em um padrão cruzado com blocos ou almofadas sob as costas diretamente abaixo do esterno; embaixo de cada ombro. O corpo então se curva com o esterno apontado para cima e a cabeça e os ombros sendo puxados para baixo pela gravidade. Este é essencialmente um backbend suportado. Depois de 10 a 30 minutos, esta posição pode muitas vezes empurrar uma costela de volta ao lugar usando um método semelhante ao do quiroprático, mas mais suave e mais lento.