casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Luz ultravioleta usada no diagnóstico de micose

Micose é uma infecção fúngica que muitas vezes afeta gatos e cães e também pode infectar seres humanos. Os sintomas nas pessoas incluem coceira, vermelhidão e manchas escamosas ou secas da pele. As áreas afetadas geralmente aparecem como anéis concêntricos, com a porção central se curando à medida que a infecção se move para fora. Diagnóstico é frequentemente confirmado usando luz ultravioleta.

Micose Causas

Embora seja conhecido pelo nome de micose, dermatofitose é uma infecção da pele causada por vários tipos de fungos, não por um tipo de verme. Os fungos incluem Microsporum canis e Trichophyton rubrum, juntamente com outras espécies. O tipo de fungo que causa a infecção não pode ser determinado apenas examinando as áreas afetadas por micose.

Identificando Micose

Em alguns casos, um médico irá diagnosticar micose com base na aparência das lesões em um pessoa ou animal. Em outros casos, ele usará luz ultravioleta para determinar se os organismos causadores da micose estão presentes. Se isso não fornecer uma resposta confiável, uma cultura é necessária para confirmar a presença ou ausência de fungos causadores de micose.

Identificação com a luz UV

Alguns tipos de fungos que causam micose vai fluorescer sob luz UV . M. canis é um dos tipos que respondem à luz ultravioleta, mas nem todos os organismos responsáveis ​​pela micose o farão. Especialistas como os veterinários do Long Beach Animal Hospital estimam que, na metade do tempo, as espécies de micose irão brilhar quando a luz ultravioleta for iluminada. Então, a fluorescência é geralmente uma indicação da presença de micose, mas a falta de fluorescência não descarta.

Luz de madeira

A luz UV usada para identificar micose é muitas vezes conhecida como uma "lâmpada de madeira" por praticantes. A luz na fonte é filtrada usando óxido de níquel e é freqüentemente chamada de "luz negra" em uso comum. A luz em si parece azulada ou arroxeada, e faz com que alguns dos organismos responsáveis ​​pela micose pareçam brilhar em amarelo ou verde quando a luz brilha na área afetada ou perto dela.

Complementando o diagnóstico com luz UV

A luz UV nem sempre identifica adequadamente a presença de dermatófitos causando micose, outras técnicas são muitas vezes necessárias em conjunto com ele. Mais frequentemente, os pêlos ou células da pele são utilizados para uma cultura para determinar se estão presentes quaisquer organismos fúngicos. Esta técnica também pode ser usada para identificar as espécies específicas que estão presentes, embora o tratamento seja tipicamente o mesmo, independentemente da espécie específica envolvida.