casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os perigos de comer pés de caranguejo estragados?

Pernas de caranguejo são um prato de frutos do mar amplamente comido. Como todos os alimentos perecíveis, as patas de caranguejo são suscetíveis à deterioração. Você deve sempre evitar comer comida estragada. A intoxicação alimentar é um resultado comum da ingestão de carne de caranguejo ruim ou mal cozida. Existem algumas toxinas que contaminam caranguejos e moluscos que podem causar problemas à sua saúde, independentemente de quão fresco é o marisco.

Staphylococcus

Staphylococcus é um tipo comum de intoxicação alimentar causada por bactérias que se desenvolvem em carnes estragadas. e outros alimentos que deram errado. Se você comer pés de caranguejo estragados que hospedam esta bactéria, você sentirá sintomas imediatamente ou dentro de algumas horas. Os sintomas habituais deste tipo de intoxicação alimentar incluem náuseas, vômitos, diarréia, fraqueza e dor abdominal. Os sintomas geralmente desaparecem em poucas horas. A medicação não é necessária na maioria dos casos, mas a água e os líquidos podem ajudar a prevenir a desidratação dos fluidos perdidos por vômitos e diarréia.

Vibrio Parahaemocyticus

O Vibrio parahaemocyticus é uma bactéria encontrada em caranguejos e outros moluscos. Comer pés de caranguejo crus ou mal cozidos que estragaram o coloca em risco de infecção por esta bactéria. Os sintomas deste tipo de infecção incluem diarréia aquosa, cólicas estomacais, náuseas, calafrios, febre e vômitos. Esses sintomas ocorrem dentro de 24 horas após a ingestão. A doença geralmente dura três dias e depois recua. Pessoas com sistema imunológico debilitado podem sofrer uma doença grave e prolongada. Antibióticos são prescritos apenas para casos graves de infecção.

Intoxicação por Marisco Paralítico

O envenenamento por marisco paralítico é causado por biotoxinas produzidas por uma planta marinha chamada dinoflagelado. O marisco come estas biotoxinas e fica infectado. Os caranguejos que comem outros moluscos infectados são infectados. Cozinhar crustáceos ou caranguejos infectados não destrói a toxina nem a torna segura para comer. É impossível dizer sem testes de laboratório se o marisco está infectado. Portanto, você pode ficar doente com envenenamento por marisco paralítico, mesmo que suas pernas de caranguejo não sejam necessariamente estragadas. Os sintomas desta doença incluem náuseas, sensação de sensação de flutuação e formigamento nos lábios, língua, dedos das mãos e pés. Essas sensações começam entre alguns minutos e algumas horas após a ingestão. Você também pode perder o controle de seus membros e ter dificuldade em respirar. Pessoas com casos graves de intoxicação por moluscos paralisantes ficam paralisadas no peito e no abdômen. Os músculos que controlam a respiração se desligam e acabam sufocando em 30 minutos.

Outras intoxicações por frutos do mar

Por vezes, as toxinas são ingeridas pelos mariscos que são atacados pelos caranguejos. Esses caranguejos tomam as toxinas em seus próprios sistemas e sua carne se torna insegura para se comer. Os sintomas de envenenamento por toxinas neurotóxicas aparecem dentro de três horas após a ingestão de pés ruins de caranguejo. Os sintomas incluem dormência, perda de coordenação, dor de estômago e formigamento na boca e nos membros. Essas doenças normalmente não são fatais e diminuem em três dias. O envenenamento amnésico de moluscos é caracterizado por dores de estômago, tontura, desorientação, perda de memória a curto prazo e convulsões. Esses sintomas aparecem dentro de 24 horas após a ingestão.