casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é estenose foraminal bilateral?

A coluna vertebral é uma estrutura importante que envolve e protege a medula espinhal. A medula espinhal trabalha para enviar sinais nervosos para frente e para trás entre o cérebro e os nervos do corpo. Às vezes, lesões na coluna podem causar problemas na medula espinhal, o que pode levar a problemas de desenvolvimento com os nervos que saem da medula espinhal.

Formas anatômicas O forame é um termo anatômico para descrever um buraco ou passagem no corpo. É mais comumente usado para descrever buracos nos ossos que permitem a passagem de um ou mais nervos. A coluna é composta de muitos ossos chamados vértebras. Cada vértebra tem dois forames através dos quais passam os nervos espinhais.

Estenose foraminal bilateral

Estenose foraminal é uma condição na qual o forame vertebral se estreitou. Isso normalmente ocorre apenas com o forame de um lado das vértebras (estenose foraminal unilateral). No entanto, em alguns casos, ambos os forames são estreitos, causando estenose foraminal bilateral.

Sintomas

A estenose foraminal bilateral pode causar beliscão dos nervos espinhais que passam através do forame. Nervos espinais comprimidos podem causar dor, formigamento, dormência ou fraqueza em partes do corpo.

As partes do corpo afetadas são aquelas que são inervadas pelo nervo. De um modo geral, os nervos espinhais no topo da espinha inervam as partes superiores do corpo (como a cabeça ou parte superior do tronco), enquanto os da parte inferior da coluna inervam as pernas e os pés. Estenose foraminal severa bilateral pode prejudicar o equilíbrio e andar, bem como causar pacientes a ter menor controle sobre suas bexigas e movimentos intestinais.

Causas

Uma causa de estenose foraminal bilateral é um disco deslizado, o que pode causar vértebras cair fora de posição, bloqueando o forame. Os discos também podem entrar em colapso, o que pode deslocar as vértebras para fora do alinhamento. Outra causa potencial é a artrite na coluna, que pode levar a pequenos crescimentos ósseos (chamados de osteófitos) a se formarem no forame, fazendo com que eles se estreitem. O risco de estenose foraminal aumenta com a idade.

A maioria dos casos de estenose foraminal bilateral são inicialmente tratados com uma combinação de medicamentos, fisioterapia e repouso. Descanso dá tempo ao seu corpo (particularmente nervos) para curar, o que o impede de agravar sua lesão. Medicamentos são prescritos para ajudar a aliviar qualquer dor que os nervos espinhais estão causando, bem como para reduzir a inflamação que pode exacerbar os sintomas. A fisioterapia fortalece os músculos das costas, o que ajuda a fornecer apoio e estabilidade para as vértebras.