casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como remover a cera profunda do ouvido

A cera, que é também conhecida como cerúmen, é uma substância criada no ouvido para proteger a delicada orelha interna da sujeira, detritos e a possível disseminação de bactérias, de acordo com a Mayo Clinic. Infelizmente, após o tempo, o cerume pode se acumular no canal auditivo, o que pode levar a uma dor de ouvido e dificuldade para ouvir do ouvido afetado. A cera visível pode ser removida com um cotonete. A cera mais profunda pode ser removida em casa com segurança em questão de dias.

Encha um conta-gotas com óleo de bebê ou óleo mineral.

Incline a cabeça para que o ouvido afetado está levantado e coloque duas a três gotas de óleo no ouvido.

Mantendo a cabeça inclinada, deixe que o óleo permaneça no ouvido por cinco minutos. Remova o óleo inclinando a cabeça na direção oposta e deixe o óleo cair em uma tigela pequena ou afundar.

Repita este processo duas vezes por dia durante dois dias.

Encha uma seringa com água morna depois de colocar as últimas gotas de óleo e deixe repousar no ouvido nos últimos dias. A água deve estar quente ao toque, não quente.

Inclinando levemente a cabeça para que a orelha afetada esteja apontando para cima, esprema a água da seringa no ouvido afetado. Segure sua cabeça sobre uma pia ou toalha para evitar causar uma bagunça.

Continue a espremer água morna no ouvido até que pequenos pedaços de cera de ouvido comecem a cair. Isso pode levar vários minutos.

Incline a cabeça com a orelha afetada para baixo. Isso permitirá que a água seja drenada da orelha. Mais uma vez, segure sua cabeça sobre uma pia ou toalha para evitar criar uma bagunça.

Secar o ouvido externo com cuidado com uma toalha macia.

Dica

Advertências -

Evite limpar a cera de dentro do ouvido com um cotonete. Isso pode empurrar a cera mais fundo no ouvido, o que pode tornar o bloqueio ainda pior.

Coisas necessárias

Conta-gotas

Óleo mineral ou óleo de bebê

Seringa bulbo

Água quente

Toalha

Toalha macia