casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que é displasia escamosa?

Displasia é um termo que se refere ao desenvolvimento de tecido anormal e pode descrever várias condições diferentes. A displasia escamosa, entretanto, refere-se a anormalidades no epitélio escamoso, sendo o epitélio a camada de células que reveste uma cavidade ou superfície do corpo, como o epitélio cervical ou o epitélio esofágico, por exemplo. Displasia de células escamosas não é necessariamente cancerígeno, embora possa ser um precursor de certos tipos de câncer.

Epitélio Escamoso

Epitélio Escamoso As células epiteliais são células que revestem uma cavidade ou superfície externa do corpo. O epitélio pode ser classificado pela sua estrutura e pela forma das células que os compõem; O epitélio colunar, por exemplo, é constituído por células mais ou menos cilíndricas ou em forma de coluna, enquanto unilaminar descreve epitélio de espessura única. O epitélio escamoso é composto de células achatadas em forma de escamas. Pode ser simples, o que significa que é unilaminar ou estratificado, caso em que é composto de várias camadas de células. A camada externa de sua pele é estratificada epitélio escamoso, enquanto que o revestimento dos alvéolos ou sacos de ar em seus pulmões é simples epitélio escamoso.

Displasia

Displasia é um termo amplo que abrange o desenvolvimento de tecido anormal - e, portanto, um número de anormalidades de desenvolvimento. A displasia do epitélio escamoso, no entanto, descreve anormalidades nas células do epitélio escamoso - como o epitélio cervical. A porção do colo uterino que se estende para dentro da vagina é revestida com epitélio escamoso estratificado, enquanto o colo uterino ou endocérvix é revestido com epitélio colunar simples. Sinais | Amostras de tecidos que exibem características anormais quando examinadas sob o microscópio são displasias. As células podem parecer desorganizadas como soldados quebrando fileiras; o tamanho e a forma das células podem ser incomuns e os núcleos das células podem parecer anormais. O teste de Papanicolau é um procedimento diagnóstico comum que verifica a displasia cervical. Endoscopia pode ajudar a identificar displasia escamosa no esôfago, entre outras condições.

A displasia não significa necessariamente que você tem câncer, mas pode ser um precursor do câncer. A displasia do epitélio escamoso estratificado é geralmente classificada como displasia leve, moderada ou grave, onde displasia grave significa que as células anormais se estendem por todo o epitélio. Se o seu médico descobre que você tem displasia epitelial escamosa - como displasia esofágica ou displasia cervical - ela pode pedir mais exames ou agendar follow-ups para monitorar quaisquer alterações.

Considerações

A displasia escamosa é o estágio inicial. na progressão para carcinoma de células escamosas; isso não significa necessariamente, no entanto, que você tenha ou venha a desenvolver câncer. O risco de displasia leve se tornar cancerosa é baixo, e a displasia leve geralmente se resolve sem mais intervenção. A displasia de alto grau ou severa, por outro lado, é um sinal um tanto pior e às vezes é chamada de carcinoma in situ (CIS), uma condição na qual células anormais se dividem sem invadir outros tecidos; o risco de um CIS progredir para se tornar um câncer é bastante alto.