casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Benefícios da Semente Negra

Sementes pretas, também chamadas de groselha negra, são o produto da planta com flores Nigella sativa. A planta da Nigella sativa é nativa da Índia, Arábia e Europa. Sementes pretas têm sido usadas há séculos na medicina tradicional como tratamento para várias condições médicas. Um estudo de pesquisa realizado pelo Instituto de Farmacologia da Universidade Karl-Franzens de Graz, na Áustria, confirmou a presença de vários produtos químicos em sementes negras que atuam como antioxidantes no corpo humano. Muitos outros estudos científicos afirmam que a administração de sementes negras oferece vários benefícios medicinais devido à presença de antioxidantes. Deve-se notar que as sementes negras são consideradas um tratamento alternativo à base de plantas, por isso é aconselhável consultar um médico antes da administração de sementes pretas para o tratamento de qualquer condição médica.

Estudos sobre o câncer de pâncreas mostrou que a administração de sementes pretas tem um efeito benéfico contra o câncer de pâncreas. O câncer de pâncreas é uma das formas mais letais de câncer. A pancreatite crônica, ou inflamação do pâncreas, costuma ser um precursor da ocorrência de câncer pancreático. Um estudo realizado pelo Departamento de Cirurgia da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, Pensilvânia, revelou que uma substância química presente nas sementes negras diminuiu a inflamação do pâncreas, o que inibiu a produção de células cancerosas pancreáticas. A substância química responsável por essas propriedades protetoras é a timoquinona. A timoquinona é uma das substâncias químicas das sementes negras que é responsável pelos benefícios antioxidantes das sementes negras.

Benefícios para o fígado

Há também uma literatura científica que afirma que o consumo de sementes negras oferece várias propriedades benéficas para o fígado. . Um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Interna da Universidade Yuzuncu Yil, na Turquia, avaliou a eficácia das sementes negras em indivíduos do estudo induzidos com fibrose hepática. A fibrose hepática é uma condição hepática crônica que ocorre com cirrose hepática, insuficiência hepática e hipertensão portal. Indivíduos que sofrem de fibrose hepática geralmente precisam passar por cirurgia de transplante de fígado. O estudo turco revelou que o consumo de sementes negras pode oferecer proteção contra a ocorrência de fibrose hepática. Embora o estudo foi realizado com coelhos como sujeitos do estudo, o resultado deste estudo é encorajador para continuar os ensaios clínicos sobre a população humana.

Hipertensão

Estudos científicos também revelaram que o consumo de sementes pretas pode ser um tratamento benéfico para a hipertensão. Um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Interna e Cardiologia e Centro de Pesquisa de Plantas Medicinais da Universidade Shahrekord de Ciências Médicas no Irã revelou que o consumo de 100 mg a 200 mg de sementes pretas duas vezes por dia durante um período de 8 semanas produziu uma redução significativa na diastólica. pressão sanguínea. O estudo também revelou uma redução significativa nas lipoproteínas de baixa densidade, ou colesterol LDL, após as 8 semanas de tratamento com sementes negras.