casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais da radioterapia no sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por manter seu corpo saudável e seguro contra o ataque de bactérias, infecções virais e fúngicas. O sistema imunológico também ajuda o corpo a curar feridas e danificar a pele ou os órgãos internos. Protegendo você dos germes, o sistema imunológico é composto de redes de órgãos, células e tecidos que são biologicamente programados para destruir organismos estranhos que podem prejudicá-lo. Um sistema imunológico comprometido não pode funcionar eficientemente para proteger o corpo, deixando-o aberto a doenças ou enfermidades. Indivíduos submetidos a radioterapia podem sofrer alguns danos ao sistema imunológico do corpo. Esteja ciente de tais perigos para que você possa tomar decisões sábias em relação a seus cuidados de saúde. De acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Washington, a exposição a baixas doses à radioterapia pode causar uma série de problemas. mutações na estrutura celular, bem como irregularidades na colocação e desenvolvimento de cromossomos no corpo. Exposição a radiação de baixa dose é definida como exposição total ao corpo abaixo de uma exposição de 50 rad. A baixa dose de radiação também tem mostrado afetar o desenvolvimento, o crescimento e a função dos linfócitos em crianças e adultos. Os linfócitos são glóbulos brancos que protegem o corpo contra vários tipos diferentes de infecção.

Esteja ciente do risco de leucemia como efeito colateral da exposição à radiação em baixas doses. Converse com seu médico sobre os riscos e os efeitos colaterais de qualquer tipo de exposição à radiação, pois esses efeitos colaterais podem depender do número de terapias e da duração da exposição.

Radiação de Alta Dose

Alta dose radiação é considerada a exposição de todo o corpo a tratamentos de radiação acima de 50 rad, de acordo com o Departamento de Saúde do Estado de Washington. Os efeitos das terapias de radiação de altas doses ocorrem mais rapidamente do que aqueles causados ​​pela exposição a baixas doses. Os linfócitos podem ser destruídos dentro de 48 horas após o tratamento. Durante várias semanas após a exposição, mais glóbulos brancos morrem, deixando o corpo vulnerável à infecção. Outros efeitos colaterais podem incluir infecção, febre e sangramento.

Aqueles que receberam entre 50 e 200 rad exposição à radiação sentirão mais do que náuseas e experimentarão surtos de vômitos e uma redução na contagem de células brancas, mas se recuperarão com suporte médico adequado

Doses extremamente altas de radiação

Uma pessoa exposta a mais de 1.500 rad risco extremo de morte, enquanto indivíduos expostos a entre 500 e 1.500 rad podem sofrer danos graves nos órgãos. O risco de fatalidade é alto para aqueles que recebem altas doses de radiação, mesmo após um transplante de medula óssea. Se você recebeu entre 200 e 400 rad, sua chance de sobrevivência é boa com suporte médico adequado.