casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os primeiros sintomas da doença pancreática

As doenças pancreáticas afetam milhares de pessoas a cada ano e o câncer de pâncreas é a quarta principal causa de mortes por câncer nos Estados Unidos. Capturar essa doença precocemente, especialmente quando o câncer ainda é tratável, é essencial.

O que o pâncreas faz e por que é tão difícil de examinar?

Cunha entre o estômago e a coluna vertebral na parte superior do abdômen , o pâncreas realiza dois trabalhos essenciais. Cria enzimas que decompõem os alimentos para que possam ser digeridos e geram hormônios essenciais, como a insulina. Sua localização embutida dificulta que os médicos examinem e sintam manualmente o órgão para determinar se ele está inchado ou inflamado. Os exames de sangue podem ajudar, mas também podem ser enganosos. A melhor maneira de avaliar a saúde do pâncreas inclui tomografia computadorizada (TC), ultrassonografia endoscópica, ressonância nuclear magnética (RNM) e até mesmo visualização do órgão. Mas primeiro, pacientes e médicos têm que saber que algo está errado.

O que pode dar errado e quais são os sintomas?

Há vários problemas que podem afetar o pâncreas, muitos deles causam o suficiente dor e desconforto a ser notado rapidamente. -A pancreatite aguda é um ataque súbito que causa dor abdominal intensa, além de náuseas, vômitos, diarréia, inchaço e febre, segundo a The National Pancreas Foundation. Isso pode ser causado por cálculos biliares, abuso de álcool e outras condições e geralmente desaparece após o tratamento. A pancreatite crónica mimetiza muitos dos sintomas da pancreatite aguda, especialmente a dor e a diarreia, mas esta doença persiste e é geralmente causada por abuso de álcool, fibrose quística ou outras causas genéticas. Muitas vezes atinge os homens na faixa dos 30 e 40 anos. Pancreatite hereditária é uma anormalidade hereditária no pâncreas e geralmente resulta de fibrose cística. Assim como na pancreatite aguda e crônica, os pacientes desenvolvem dor abdominal, diarréia, desnutrição ou diabetes. - Diferentemente de outros distúrbios pancreáticos, o câncer no pâncreas é sutil em seus estágios iniciais. O primeiro sinal é muitas vezes icterícia - o amarelecimento da pele ou o branco do olho - sem dor acompanhante. Se detectado precocemente, o câncer de pâncreas pode ser removido cirurgicamente, mas capturá-lo precocemente é um desafio.

Quais são os sinais precoces do câncer de pâncreas?

Aqui estão alguns outros sintomas, além de icterícia, náusea e dor abdominal, que indicam a presença de doenças pancreáticas, incluindo câncer. Estes sintomas devem ser imediatamente relatados a um médico. -Perda de peso inexplicável -Itching, que resulta do acúmulo de ácidos que o pâncreas não é mais capaz de remover -Outros problemas digestivos - Fatores de risco para câncer de pâncreas

A causa exata do câncer de pâncreas é desconhecida , mas aqui estão alguns fatores de risco que podem aumentar a chance de ocorrer câncer de pâncreas. -Genéticos desempenha um papel: se um membro da família teve câncer pancreático, pancreatite hereditária ou tem o gene BRAC2, o risco de câncer de mama aumenta. -Gênero e etnia: os homens correm maior risco, especialmente se tiverem 65 anos ou mais. Homens e mulheres afro-americanos também correm maior risco. Questões de estilo de vida. As pessoas que bebem nove ou mais bebidas alcoólicas por dia correm maior risco do que os fumantes. Obesidade, diabetes e dietas ricas em gorduras animais e pobres em frutas e vegetais também aumentam o risco de câncer pancreático.