casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Pés chatos em adolescentes

A falha do arco do pé para se desenvolver completamente pode causar dor nos pés do adolescente. Embora não seja uma condição médica séria, o pé chato pode causar dor e pode tornar as atividades que envolvem longos períodos de repouso desconfortáveis. Usar palmilhas especiais para apoiar o pé pode ser tudo o que é necessário para aliviar os sintomas, embora em casos raros, o seu médico possa recomendar cirurgia.

Identificação

O pé plano pediátrico ocorre quando o arco na parte inferior do pé. pé está ausente ou anormalmente baixo. Embora o pé chato seja comum e geralmente indolor em bebês e crianças pequenas, pode causar câimbras e dor no arco ou calcanhar em crianças mais velhas e adolescentes. Dor ou cólicas também podem ocorrer no joelho e na perna. Flatfoot pode afetar um ou ambos os pés. As crianças com os pés chatos podem andar desajeitadamente e podem ter dificuldade em encontrar sapatos confortáveis ​​para usar.

O pé plano flexível ocorre quando o pé permanece flexível e o tendão de Aquiles não está apertado. Embora o arco pareça achatado quando seu filho fica em pé, um arco é visível quando seu filho fica na ponta dos pés. A Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos relata que um pé chato flexível tem função muscular normal e boa mobilidade articular, e é considerado uma variação do normal. Se o seu filho tiver pés planos rígidos, o arco permanece plano apesar de mudar a posição do pé. As crianças que têm um pé chato com o cordão do calcanhar apertado não podem dobrar o pé no tornozelo mais do que 15 graus.

Participação nos esportes

Embora tenha sido pensado que crianças e adolescentes com problemas de arco podem ter dificuldades participando de esportes, Anton Tudor, MD e outros pesquisadores descobriram que as crianças com flatfoot flexível realizam atividades tão bem quanto as crianças com arcos normais. Duzentos e dezoito crianças foram testadas durante a realização de 17 tipos de movimentos atléticos, incluindo equilíbrio, saltos e movimentos repetitivos das pernas. O estudo "A flat-footedness não é uma desvantagem para o desempenho atlético em crianças de 11 a 15 anos" foi publicado na edição de março de 2009 da revista "Pediatrics".

Nenhum tratamento é necessário se os pés chatos do adolescente não causam problemas. O uso de calcanhares ou inserções de sapatos ortopédicos pode ser útil para apoiar o pé e reduzir a dor e as cólicas. Embora os médicos não recomendem nenhum tipo específico de sapato para adolescentes com pé chato, eles sugerem usar sapatos bem ajustados com bom suporte de arco. Usar sapatos ou sandálias que não tenham suporte adequado para o arco pode aumentar a dor. Se a caminhada prolongada ou em pé ou a participação em certas atividades causar dor, seu médico pode sugerir que seu filho diminua temporariamente suas atividades, de acordo com o Colégio Americano de Cirurgiões de Pé e Tornozelo. Tomar medicação analgésica anti-inflamatória ou realizar exercícios de alongamento pode ajudar a aliviar a dor. As crianças que têm pés planos ou pés planos com um cordão no calcanhar apertado podem precisar de cirurgia para aliviar a dor e melhorar o funcionamento do pé.