casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Celexa Side Effects

Celexa, o nome comercial do citalopram, um inibidor seletivo da recaptação da serotonina, ou ISRS, é prescrito para o tratamento da depressão. Celexa pode melhorar o humor e o nível de energia “restaurando o equilíbrio de certas substâncias naturais - neurotransmissores como a serotonina - no cérebro”, segundo HealthCentral.com.

Antes de o Celexa ser aprovado para uso público, os médicos realizaram avaliações , observando pacientes e classificando efeitos colaterais adversos como freqüentes, infreqüentes ou raros. Embora os sintomas tenham ocorrido durante o tratamento com Celexa, o Drugs.com explica que eles não foram necessariamente causados ​​por ele. Para limitar os efeitos colaterais, os médicos recomendam que os pacientes comecem a tomar Celexa em doses baixas para aumentar gradualmente, se necessário.

Gastrointestinal

Os efeitos colaterais gastrointestinais são pouco frequentes e incluem náuseas, vômitos, diarréia, perda de apetite, indigestão. e dor abdominal. Algumas pessoas ganham peso e algumas perdem peso. O único efeito colateral freqüente, de acordo com os estudos pré-comercialização, é a flatulência, ou gás.

Um estudo epidemiológico realizado por Susanne O. Dalton, MD, Ph.D. e seus colegas do Instituto de Epidemiologia do Câncer em Copenhague, na Dinamarca, analisaram 26.005 usuários de antidepressivos e encontraram 3,6 vezes mais episódios de sangramento no trato gastrointestinal superior em pacientes que tomavam ISRSs em comparação àqueles que não tomavam ISRSs. Os pesquisadores observaram que o sangramento do trato gastrointestinal superior foi 4,1 por cento mais provável em pacientes que receberam citalopram do que as pessoas que não tomam ISRSs. Homens que tomam ISRS, incluindo Celexa, ocasionalmente relatam diminuição do desejo sexual, impotência ou dificuldade em ter um orgasmo. O distúrbio da ejaculação, principalmente o retardo ejaculatório, ocorre em 5% dos pacientes do sexo masculino e é o único efeito colateral comumente observado pelos pacientes tratados com Celexa. Algumas mulheres que usam Celexa ocasionalmente sofrem amenorreia temporária, a ausência de um período menstrual. Respiratório

Pacientes prescritos Celexa podem apresentar problemas respiratórios como nariz entupido, tosse e sinusite ou inflamação nasal.

Equilíbrio

Alguns usuários de Celexa relatam tonturas, sonolência e tontura quando estão em pé ou sentados.

Sistema Nervoso

Os efeitos colaterais do sistema nervoso podem incluir dor de cabeça ou enxaqueca, sudorese, secura boca, tremores e problemas de sono, como insônia. Muitos inibidores seletivos da recaptação da serotonina e outros antidepressivos que afetam os níveis de serotonina podem causar anormalidades do sono, de acordo com Drugs.com.

O aumento de peso ou perda de peso são possíveis efeitos colaterais, dependendo do indivíduo. br> Síndrome de descontinuação

As pessoas não devem parar de tomar Celexa sem supervisão médica. Os pacientes devem ser monitorados quanto a sintomas de abstinência ao interromper o tratamento com qualquer antidepressivo SSRI, incluindo citalopram. A maioria dos médicos recomenda reduzir a dose de Celexa gradualmente para minimizar os riscos de efeitos colaterais da síndrome de descontinuação. Reações alérgicas graves

Indivíduos alérgicos ao Celexa podem apresentar erupções cutâneas ou urticária, coceira, dificuldade respiratória e tórax. aperto ou inchaço da boca, face, lábios ou língua. As pessoas devem entrar em contato com seus médicos imediatamente se perceberem qualquer uma dessas reações.

Psiquiátricos Celexa e outros inibidores seletivos da recaptação da serotonina são rotulados pelas empresas farmacêuticas como medicamentos que podem "aumentar pensamentos ou ações suicidas em algumas crianças". adolescentes e adultos jovens quando o medicamento é iniciado pela primeira vez ", de acordo com a Physicians 'Desktop Reference. As pessoas devem alertar seu médico sobre quaisquer mudanças no humor, pensamentos, sentimentos ou comportamento, especialmente quando se inicia a terapia antidepressiva ou quando há uma mudança na dosagem. Um médico deve ser contatado caso novos sintomas apareçam, como agravamento da depressão ou ansiedade, agitação, insônia, raiva, inquietação, hiperatividade, ataques de pânico ou ideação ou comportamento suicida.