casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lista das 5 principais doenças cardíacas

A doença cardíaca é a principal causa de morte nos Estados Unidos desde 1921, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. A doença arterial coronariana, ou DAC, é a forma mais comum de doença cardíaca, afetando cerca de 15,5 milhões de americanos, observa a American Heart Association. Outras formas de doenças cardíacas também afetam milhões de pessoas de todas as idades, incluindo distúrbios de ritmo, doenças do músculo cardíaco, doenças infecciosas e inflamatórias e malformações cardíacas.

Doença Arterial Coronariana

A doença arterial coronariana é tipicamente causada por aterosclerose, uma condição crônica na qual depósitos de gordura chamados placas se formam dentro das paredes das artérias e obstruem o fluxo sanguíneo. Fumar, pressão alta, colesterol alto, diabetes e outros fatores contribuem para a formação e crescimento da placa. As placas estabelecidas são propensas à ruptura, levando à formação de um coágulo de sangue dentro da artéria afetada. Esses coágulos reduzem ainda mais o suprimento de sangue para o coração, geralmente levando a um ataque cardíaco.

Distúrbios do ritmo cardíaco

Uma arritmia é um distúrbio do ritmo cardíaco. Pode envolver um batimento cardíaco irregular ou a freqüência cardíaca pode ser muito lenta ou rápida. Outras formas de doença cardíaca freqüentemente causam arritmias. Desequilíbrios químicos ou hormonais, certos medicamentos e uso abusivo de álcool também podem causar uma arritmia. Os sintomas comuns podem incluir a sensação de batimentos cardíacos falhados, rápidos ou fortes, bem como tonturas ou desmaios. A fibrilação atrial é uma das arritmias mais comuns, afetando uma estimativa de 2,7 milhões a 6,1 milhões de adultos nos Estados Unidos, de acordo com a American Heart Association.

Cardiopatias do miocárdio

Cardiomiopatia refere-se a um distúrbio do tecido muscular cardíaco, que pode ser anormalmente fino, espesso ou rígido. Algumas cardiomiopatias são herdadas, enquanto outras se desenvolvem por causa de outra condição - como DAC, alcoolismo ou infecção viral. As cardiomiopatias hereditárias são mais comumente diagnosticadas em crianças e adultos jovens. Conforme a cardiomiopatia avança, o coração se torna progressivamente mais fraco. Isso pode levar à insuficiência cardíaca, em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo. Os sintomas típicos incluem fadiga e falta de ar.

Infecções Cardíacas e Inflamação

Infecções e inflamação do coração podem ser descritas como endocardite, pericardite ou miocardite. Endocardite envolve inflamação do revestimento interno do coração. A endocardite infecciosa afeta principalmente as válvulas cardíacas, que controlam o fluxo de sangue para dentro e para o coração. A miocardite envolve inflamação do músculo cardíaco e a pericardite refere-se à inflamação da membrana que envolve o coração. Causas da inflamação do coração incluem infecções bacterianas, como a doença de Lyme, infecções virais, como rubéola e alguns vírus respiratórios superiores comuns, toxinas como álcool ou cocaína e doenças auto-imunes, como lúpus ou hipertiroidismo. > Malformações cardíacas são defeitos estruturais que ocorrem quando algo dá errado durante o desenvolvimento do coração no útero. A associação cardíaca estima que as malformações cardíacas afetam cerca de 8 em 1.000 nascimentos. Malformações comuns incluem uma válvula cardíaca defeituosa ou um orifício no coração. Gravidade varia de pequenos orifícios que muitas vezes fecham sem tratamento para anormalidades maiores que requerem correção cirúrgica. Malformações maiores são frequentemente detectadas antes do nascimento ou imediatamente depois. Anormalidades menores podem passar despercebidas até a idade adulta. Embora as malformações cardíacas sejam muitas vezes graves, as taxas de sobrevivência estão melhorando.