casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os tratamentos para as bactérias Helicobacter Pylori?

O Helicobactor pylori é uma bactéria que pode infectar o estômago e a primeira parte do intestino delgado. De acordo com o MayoClinic.com, acredita-se que o H. pylori esteja presente em cerca de metade das pessoas no mundo. Em muitos casos, o H. pylori não causa sinais ou sintomas. Pode levar a doenças graves, como úlceras e câncer de estômago, no entanto. Os médicos muitas vezes prescrevem medicação para erradicar a infecção, bem como controlar as complicações.

Antibióticos

Os médicos geralmente prescrevem medicamentos antibióticos para tratar infecções por H. pylori. Os médicos normalmente prescrevem uma combinação de medicamentos na esperança de que as bactérias não desenvolvam resistência a um antibiótico em particular. Os antibióticos mais comumente prescritos são amoxicilina, claritromicina, tetraciclina e metronidazol. Os pacientes geralmente tomam dois medicamentos antibióticos por 14 dias. A tetraciclina e o metronidazol costumam causar um gosto ruim na boca. Outros efeitos colaterais comuns com esses antibióticos incluem tonturas, náuseas, vômitos e diarréia.

Inibidores da bomba de prótons

Medicamentos redutores de ácido, como inibidores da bomba de prótons e bloqueadores da histamina reduzem o ácido ajudando a aliviar os sintomas medicamentos antibióticos mais eficazes. Os inibidores da bomba de prot�s incluem omeprazole, lansoprazole, pantoprazole, rabeprazole e esomeprazole. Estes medicamentos funcionam desligando as bombas em células produtoras de ácido. Efeitos colaterais comuns dos inibidores da bomba de prótons incluem dor de cabeça, diarréia, constipação, febre leve, manchas brancas e feridas dentro da boca e dor de estômago. A partir de 2010, a Food and Drug Administration dos EUA divulgou novos alertas de segurança para aqueles que tomam inibidores de bomba de prótons vendidos sem prescrição médica para alertar os usuários do aumento do potencial de fraturas no quadril, no pulso e na coluna vertebral.

Os bloqueadores H2 funcionam diminuindo a quantidade de ácido produzido no estômago. Bloqueadores H2 estão disponíveis ao balcão e com receita médica. Medicamentos desta classe incluem nizatidina, ranitidina e famotidina. Os pacientes geralmente tomam uma dose por dia na hora de dormir ou duas vezes ao dia uma vez pela manhã e outra à noite. Os efeitos colaterais dos bloqueadores H2 são raros, mas podem incluir diarréia, micção difícil, secura da boca e da pele, dor de cabeça, perda de cabelo, zumbido nos ouvidos, dificuldade para dormir, dor e inchaço nas fêmeas e diminuição da capacidade sexual.