casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e Sintomas da Fibromialgia

A fibromialgia é uma condição com dor musculoesquelética crônica e generalizada, no entanto, muitos outros sintomas e condições coexistem com frequência. Após a dor, os sintomas mais comuns são fadiga, depressão e ansiedade, e dificuldade para pensar com clareza ou concentração.

1. Dor

Geralmente, os pacientes sentirão dores nos músculos. Normalmente, é um tipo doloroso de dor, mas pode ser uma sensação de queimação. Algumas pessoas também terão dormência ou formigamento. O paciente pode relatar sintomas semelhantes aos da gripe, como dor e fadiga.

Alguns pacientes terão rigidez, especialmente de manhã ou depois de ficar parado por um tempo. Sua dor pode aumentar e diminuir de intensidade dependendo de outros fatores. Eles podem ter pontos sensíveis em certas áreas de seus corpos. Se esta dor durar mais de três meses, você deve ir a um médico para ser testado para fibromialgia.

2. Fadiga

Sintomas extremamente comuns são fadiga e baixa energia. Os pacientes queixam-se de estarem cansados o tempo todo e de não dormir bem, tanto de dificuldade em adormecer, de permanecer dormindo ou de acordar grogue. Os estudos do sono mostraram que os pacientes com fibromialgia frequentemente não experimentam todas as diferentes fases do sono.

Pode ser um ciclo vicioso em que o sono ruim pode causar mau humor, ambos podem causar aumento da dor, que pode então mantenha o paciente acordado durante a noite. Os pacientes também terão uma recuperação precária do esforço, mesmo com esforço muito pequeno. Eles têm energia limitada para gastar durante o dia e, se forem usados muito cedo, podem ficar cansados o resto do dia.

3. Humor alterado /Pensamento

Os distúrbios psiquiátricos são comuns em pacientes com fibromialgia. Vinte a 50 por cento dos pacientes com fibromialgia também sofrem de depressão e /ou ansiedade. Alguns pacientes também têm dificuldade em pensar ou se concentrar, chamado de “fibro-fog”. Outras condições associadas

Outras condições associadas incluem tensão ou enxaqueca, síndrome do intestino irritável (SII), dor pélvica, temporomandiublar disfunção (DTM), cistite intersticial, síndrome de taquicardia ortostática postural (POTs), transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Em alguns pacientes, essas condições secundárias podem ser responsáveis pela “névoa fibrosa”.

Os pacientes também podem ser sensíveis a luzes, sons e cheiros. Eles podem ter boca seca, olhos secos, dor de garganta, glândulas dolorosas, palpitações e dificuldade para respirar, dormência e formigamento em áreas não dolorosas, bem como perda de memória a curto prazo.

Alguns pacientes podem ter dificuldade com disfunção autonômica, o que significa que eles podem ter problemas para regular a pressão arterial e o pulso com mudanças de posição, para que possam ficar tontos com facilidade ou experimentar periodicamente seu coração acelerado.

, , ] ]