casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como voltar à forma após a septoplastia

Seu nariz é dividido no meio por uma estrutura feita de cartilagem e osso chamada septo nasal. Às vezes, o septo pode estar dobrado ou afivelado de uma lesão ou pode estar inclinado para um lado e bloquear a quantidade de ar que pode fluir pelo nariz. A septoplastia é um procedimento cirúrgico destinado a corrigir esse problema. Como em qualquer cirurgia, tome o tempo adequado para se recuperar após a cirurgia e consulte seu cirurgião antes de retomar um programa de exercícios.

Sobre a Septoplastia

Uma septoplastia é considerada uma operação relativamente pequena, mas geralmente requer uma anestesia geral. . As complicações incluem sangramento, infecção, deformidade nasal, dormência dos dentes da frente e aderências dentro da narina - o tecido septal adere ao interior do nariz. A cirurgia geralmente é feita em nível ambulatorial; ocasionalmente, é necessário um pernoite. Seu nariz pode ter uma embalagem cirúrgica dentro dele para parar o sangramento. Inchaço da cirurgia pode durar até seis semanas e pode interferir com a respiração normal.

Exercício após a septoplastia | Exercício imediatamente após uma septoplastia não é recomendado porque aumenta o risco de sangramento e porque você não pode Respire normalmente devido ao inchaço. Embora deva seguir as instruções do seu cirurgião, a atividade física, como participar de um programa de exercícios ou esportes, geralmente não é permitida por cerca de quatro semanas após a cirurgia. Uma vez que seu cirurgião tenha lhe dado autorização, retome seu programa normal de exercícios, mas comece devagar e aumente gradualmente.

Deconditioning

Mesmo uma pequena cirurgia e a inatividade resultante podem resultar em algum grau de descondicionamento. , perda de força muscular e aptidão cardiovascular. Você pode perder até 1 por cento de sua força muscular e resistência em um dia de repouso, de acordo com RehabManual. Os ligamentos podem ficar encurtados dentro de duas semanas após a imobilização. Se você repentinamente retomar sua rotina normal de exercícios depois de uma dispensa de quatro semanas, corre o risco de se machucar e se exaurir do descondicionamento.

Resumindo o Exercício

Se você costuma correr, correr, nadar ou pedalar, comece indo para a metade sua distância habitual em um ritmo relativamente lento. Aumente gradualmente a distância ao longo de um período de duas a três semanas, depois alterne entre um ritmo lento e rápido. Após a quarta semana, você poderá retomar seu programa normal. O levantamento de peso é outra atividade que deve ser iniciada lentamente e construída. Diminua a quantidade de peso que você normalmente eleva pela metade. Você também pode precisar diminuir o número de repetições.

Considerações e avisos

A resposta do seu corpo à atividade informará se você está fazendo muito. Se você ficar sem ar, sentir dor na região nasal ou desenvolver uma dor de cabeça, provavelmente terá exagerado. Tire um dia de folga e, quando retomar o programa de exercícios, diminua a intensidade. Existem alguns exercícios que podem não ser capazes de fazer por um tempo após a cirurgia. Consulte o seu cirurgião antes de retomar seu programa de exercícios ou se tiver algum problema, como sangramento.