casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Possíveis complicações da asma

Embora a asma seja uma doença grave que não tem cura, com um cuidado atento e adequado, os sintomas e ataques da asma podem ser evitados para que os indivíduos possam viver uma vida normal e ativa. Como as asma pode afetar minha qualidade de vida?

Se a sua asma não for controlada, você pode continuar a ter sintomas de asma. Muitos indivíduos com asma experimentam grande parte de seus sintomas durante a noite. Assim, a asma mal controlada poderia causar distúrbios do sono e privação do sono. Com o tempo, a falta de sono pode causar problemas com a capacidade de funcionar durante o dia no trabalho ou na escola. Alguns indivíduos com asma acreditam que não podem se exercitar, e algumas pessoas não se exercitam porque seus sintomas de asma atrapalham. Na realidade, o exercício ajuda a melhorar a asma. É importante conversar com seu médico para discutir estratégias de como lidar com os sintomas da asma para que você possa se exercitar. Asma descontrolada também pode levar a problemas psicológicos, como estresse, ansiedade e depressão.

Asma pode causar danos permanentes?

É raro, mas para alguns indivíduos asma pode causar inflamação crônica das vias aéreas que pode levar mudanças estruturais permanentes. Essas mudanças estruturais, conhecidas como remodelação das vias aéreas, incluem todas as alterações nas células e tecidos estruturais de uma via aérea asmática. Essas alterações podem resultar em perda permanente da função pulmonar e tosse crônica.

O que Outras Complicações Ocorrem da Asma?

Às vezes, a asma pode levar a várias complicações pulmonares graves, como pneumonia (infecção da pulmões), pneumotórax (colapso de parte ou de todo o pulmão), insuficiência respiratória (os níveis de oxigênio no sangue tornam-se muito baixos e /ou os níveis de dióxido de carbono tornam-se muito altos) ou asmáticos (ataques de asma graves e contínuos que não respondem para o tratamento inicial.

Eu poderia acabar no hospital de asma?

A asma é responsável por quase 2 milhões de atendimentos de emergência a cada ano e é a terceira maior causa de hospitalização em crianças. Felizmente, quase todos se recuperam de ataques de asma com tratamento de emergência.

Procure atendimento de emergência imediatamente se tiver algum destes sintomas: • dificuldade extrema respiratória • dor torácica intensa • dificuldade para andar ou falar • tonalidade azulada na pele

as pessoas morrem de asma?

Sim. Em todo o mundo, cerca de uma em 250 mortes ocorrem anualmente devido à asma. Nos EUA, existem mais de 4.000 mortes por asma a cada ano. A maioria dessas mortes poderia ter sido evitada com o tratamento adequado.