casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que significa ter baixa creatina?

A creatina é um ácido orgânico envolvido no sistema energético das células, principalmente no músculo esquelético. De acordo com o “The Ultimate Creatine Handbook”, indivíduos com casos graves de síndrome de deficiência de creatina podem apresentar retardo expressivo da fala e da linguagem, retardo mental e epilepsia. Estas condições médicas resultam de erros inatos da síntese de creatina. Além disso, um estudo publicado em outubro de 1981 "Journal of American Medical Association" descobriu que pacientes com doenças do tecido conjuntivo geralmente têm baixos níveis séricos de creatina fosfoquinase.

Creatina

A creatina desempenha um papel essencial no armazenamento de energia e transmissão em seus tecidos, incluindo o músculo esquelético e o cérebro. Seu corpo ou usa creatina de fontes alimentares através da absorção intestinal ou sintetiza creatina em seus rins, pâncreas e fígado. Seu corpo então converte a creatina em creatinina, que os rins excretam pela urina.

Papel fisiológico da creatina

A creatina tem uma função essencial no metabolismo da energia dos tecidos em seus músculos e sistema nervoso. A creatina também ajuda o corpo a regular a quebra da glicose e a produzir energia a partir da molécula de glicose. De acordo com “Creatine: The Power Supplement”, a suplementação de creatina pode aumentar a fibra muscular em até 35%. Além disso, a creatina pode estabilizar as membranas. Essa estabilização, então, facilita uma transmissão nervosa estável. Além disso, a concentração de creatina no cérebro pode desempenhar um papel na regulação do apetite e do peso corporal.

Baixos níveis de creatina

De acordo com o "The Ultimate Creatine Handbook", baixos níveis de creatina podem levar a músculos, respiração e doenças circulatórias e artrite reumatóide. A síndrome da deficiência de creatina é um grupo de doenças genéticas que podem afetar indivíduos muito jovens. Indivíduos com síndrome de deficiência de creatina têm níveis extremamente baixos de creatina em seus corpos, especialmente se não ingerirem creatina suficiente através de suas dietas ou se participarem de atividade física pesada.

Suplementos de creatina

A creatina monohidratada é uma suplemento dietético. De acordo com o "Essentials of Creatine in Sports and Health", você pode usar este suplemento para aumentar a massa muscular e melhorar o desempenho em exercícios de curta duração e alta intensidade. Atletas, levantadores de peso e fisiculturistas geralmente usam suplementos com creatina monohidratada. Os fabricantes produzem este suplemento tanto em pó quanto em comprimidos. Atletas tomando creatina como parte de um regime de exercícios podem esperar ganhar entre 2 e 10 libras. "over four to 10 weeks.", 3, [[A creatina pode tornar os atletas maiores, mas não mais habilidosos ou ágeis. Entre 20% e 30% das pessoas que tomam suplementos de creatina não demonstram benefícios físicos com o uso do suplemento. Indivíduos com baixos níveis de creatina também podem tomar suplementos de creatina como parte de um regime médico projetado para tratar a deficiência de creatina. Você deve falar com um profissional médico antes de tomar qualquer suplemento de creatina.