casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Higienizadores e vírus para as mãos

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam o uso de desinfetante para as mãos para evitar a disseminação de vírus quando água e sabão não estiverem disponíveis. No entanto, o desinfetante para as mãos à base de álcool pode ser tão eficaz ou mais efetivo quanto a lavagem regular das mãos para matar certos vírus. O CDC recomenda o uso de um desinfetante para as mãos com pelo menos 60% de teor alcoólico.

O CDC recomenda o uso de desinfetante para as mãos à base de álcool antes e depois de preparar e comer alimentos, cuidando de alguém que está doente e tratar uma ferida. Use desinfetante para as mãos após usar o banheiro ou manusear fraldas sujas, assoar o nariz, tossir ou espirrar, manusear um animal e manusear o lixo. Freqüentemente use desinfetante para as mãos durante o período contagioso de qualquer doença. Aplique um desinfetante para as mãos o suficiente para molhar as duas mãos e esfregue as mãos por 20 segundos ou até que o desinfetante para as mãos seque.

Frio comum

Desinfetante para as mãos à base de etanol pode matar a causa mais comum do resfriado comum --rinovírus. O rinovírus, altamente contagioso, se espalha a partir de gotículas no ar e de contato corpo-a-corpo através de objetos e pessoas. Os sintomas do resfriado comum geralmente duram uma semana e incluem coriza, dor de garganta, congestão de tosse, espirros, dores no corpo, fadiga e febre baixa, de acordo com MayoClinic.com. Um estudo de 2009 do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Virgínia descobriu que o desinfetante para as mãos à base de etanol é mais eficaz do que o sabão e a água para matar o rinovírus. O desinfetante para as mãos removeu vírus detectáveis ​​de pelo menos 80% das mãos no estudo.

Norovirus e rotavírus, as duas cepas do que é comumente chamado de gripe estomacal, podem ser mortas por álcool desinfetante para as mãos, explica o médico especialista em MayoClinic.com, Dr. James M. Steckelberg. Diarreia aquosa, cólicas abdominais, náuseas, vômitos e febre são sintomas comuns da gripe estomacal. Com norovírus, você é contagioso desde o momento em que se sente mal até pelo menos 3 dias após a recuperação. Você é contagioso com o rotavírus antes de desenvolver sintomas e fica contagioso por duas semanas depois de se recuperar.

Gripe Suína

Quando o sabonete e a água não estão disponíveis, o CDC recomenda o desinfetante para as mãos à base de álcool para ajudar a prevenir a propagação da "gripe suína", também conhecida como o vírus H1N1. O vírus H1N1 causa febre, tosse, dor de garganta, nariz escorrendo ou entupido, dores no corpo, dor de cabeça, calafrios e fadiga e pode resultar em morte, de acordo com o CDC. O vírus é contagioso a partir de 1 dia antes de os sintomas ocorrem entre 5 a 7 dias depois de ficar doente A gripe aviária, também conhecida como o vírus da gripe aviária, é rara, mas muito perigosa em seres humanos. Mais da metade das pessoas infectadas com o vírus morrerão, segundo a MayoClinic.com. Os sintomas da gripe aviária espelham a gripe convencional e incluem tosse, dor de garganta, dores musculares e febre. Os seres humanos são infectados pela gripe aviária através do contato com as fezes ou secreções de uma ave infectada. O Departamento de Medicina de População Veterinária da Universidade de Minnesota concluiu que o desinfetante para as mãos à base de álcool mata o vírus com uma aplicação nas mãos.