casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Bromelaína e Pressão Arterial

Bromelain é o nome dado a um grupo de enzimas digestoras de proteínas encontradas exclusivamente no fruto, caule ou suco de abacaxi. A suplementação com bromelina pode ajudar a tratar infecções do seio, prevenir o inchaço após uma cirurgia ou lesão e aumentar a eficácia dos antibióticos usados ​​para infecções do trato urinário, de acordo com a Universidade de Michigan. A suplementação com bromelina pode causar efeitos colaterais potencialmente prejudiciais em pessoas com pressão alta. Não use antes de falar com o seu médico.

Efeito na Pressão Sanguínea

Para o adulto médio, a suplementação de bromelina não parece ter qualquer efeito sobre a pressão arterial, mesmo com doses tão altas quanto 12 gramas por dia. No entanto, pessoas com pressão alta têm sido aconselhadas a evitar a bromelina desde o final dos anos 70, por causa de um "Hawaii Medical Journal". Um estudo publicado em 1978 que sugeriu que a suplementação com bromelina pode aumentar o risco de pressão arterial elevada e taquicardia - uma freqüência cardíaca anormalmente rápida - em indivíduos hipertensos. Estes efeitos secundários parecem aumentar com doses mais elevadas da enzima. Mais estudos são necessários para confirmar que a suplementação de bromelina é perigosa para pessoas com pressão alta.

Interações com medicamentos para pressão arterial de Bromelaína não deve ser usado por qualquer pessoa que tome uma enzima conversora de angiotensina, também conhecida como Medicamento inibidor da ECA. Os inibidores da ECA reduzem a pressão arterial e são normalmente prescritos para pessoas com diabetes, hipertensão, doença renal ou doença cardíaca. Exemplos de inibidores de ACE incluem lisinopril, captopril, quinapril ou benazepril. A suplementação com bromelina pode intensificar o efeito desses medicamentos e fazer com que a pressão arterial caia abaixo do nível recomendado, uma condição conhecida como hipotensão. A hipotensão pode causar desmaios, náuseas, fadiga e tontura.

Ingestão Recomendada

Se você é um adulto saudável, suplementar com 750 a 1.000 miligramas de bromelaína por dia não deve representar nenhum risco para a saúde, embora você deva consultar seu médico primeiro. Indivíduos com problemas de pressão arterial não devem tomar os suplementos, mas podem continuar a consumir suco de abacaxi e abacaxi, que contém uma concentração muito menor de bromelina do que suplementos dietéticos. Abacaxi enlatado ou cozido e suco de abacaxi processado têm bromelina ainda menos ativa, já que o calor provoca desnaturação ou quebra da enzima.

Considerações adicionais

A Food and Drug Administration dos EUA não regula os suplementos de bromelina e seu conteúdo não é necessário que seja verificado por uma parte externa como sendo pura, livre de contaminação ou efetiva. Se você não tiver problemas com a pressão arterial e optar por usar a bromelaína, selecione uma marca cujos fabricantes voluntariamente submeteram seus produtos ao exame da organização sem fins lucrativos US Pharmacopeia, aconselha ConsumerReports.org. Você pode identificar esses suplementos pelo " USP Verified " marca em seu rótulo.