casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Abscesso ou Sore Frio

Os abscessos e herpes labiais representam duas queixas orais e faciais comuns. Ambos resultam de infecções: bactérias causam abcessos, o vírus herpes simplex causa herpes labial. Médicos e dentistas contam com história e exame físico para saber se um paciente tem um abscesso ou uma afta. Testes laboratoriais podem confirmar o diagnóstico e identificar as espécies específicas de bactérias ou vírus, se necessário.

Na edição de 2008 da "Dermatologia de Fitzpatrick em Medicina Geral", da Universidade de Massachusetts Professor de Dermatologia Amit Garg , MD diz que um abscesso é uma coleção localizada de pus abaixo da camada superficial da pele, onde o próprio pus geralmente não é visto. Um herpes labial começa como uma bolha - uma coleção de líquido claro que fica nublado e com aparência de pus depois de alguns dias. Ao contrário de um abcesso, o fluido é claramente visível. Tanto um abscesso quanto uma afta são cercados por uma pele vermelha e inchada.

Garg diz que um abscesso geralmente se desenvolve ao longo de alguns dias ou semanas, quando o sistema imunológico cria uma parede entre tecido infectado e saudável como meio de controlar sua disseminação. Na edição de 9 de junho de 2008 da Archives of Internal Medicine, a dermatologista da Northeastern Ohio University, Christina Cernik, M.D. diz que uma afta se desenvolve ao longo de algumas horas. Na verdade, diz Cernik, a bolha na verdade se desenvolve a partir de uma protuberância sólida que se enche de fluido tão rapidamente que os pacientes raramente notam a fase de inchaço.

Cernik diz que, sem tratamento, o herpes labial geralmente se resolve 10 a 14 dias. Com o tratamento, o herpes labial resolve mais cedo, às vezes em até cinco dias, dependendo da rapidez com que o paciente inicia o tratamento. O herpes labial dura mais tempo durante o primeiro surto, em comparação com os surtos recorrentes. Os abscessos, por outro lado, persistem indefinidamente sem tratamento.

De acordo com Cernik, 90% dos herpes labiais se desenvolvem nas bordas dos lábios, chamados de vermelhão. Cinco por cento ocorrem na pele do rosto, especialmente no queixo, na pele entre os lábios e no nariz e no próprio nariz. Cinco por cento ocorrem dentro da boca, especialmente no céu da boca e menos frequentemente na parte de trás da garganta, no revestimento das bochechas, nas gengivas e na língua. Um abscesso pode se desenvolver em qualquer lugar e muitas vezes é precedido por uma história de cáries ou lesões que permitem que as bactérias entrem no tecido mole.

Sintomas Associados

Ambos os abcessos e herpes produzem dor. As feridas também causam coceira, especialmente quando começam a cicatrizar. Algumas pessoas com abscessos e herpes labial relatam sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, fadiga, dor de cabeça, dor de garganta ou uma sensação generalizada de mal-estar.

O frio desaparece sem tratamento. No entanto, os pacientes que apresentam sintomas graves ou episódios recorrentes se beneficiam de medicamentos antivirais tópicos ou orais que aceleram a cicatrização. Um abscesso requer drenagem cirúrgica do pus, seguido por antibióticos para limpar a infecção. Em muitos casos, um médico envia uma amostra do pus drenado para o laboratório para confirmar que ele responderá aos antibióticos selecionados.

, , ] ]