casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O uso da raiz de valeriana para aliviar o estresse

O estresse é uma parte inevitável da vida, mas também pode ser prejudicial à sua saúde. É importante gerenciar efetivamente o estresse e manter o corpo forte e resiliente para reduzir os efeitos colaterais negativos associados ao estresse. De acordo com um estudo de 20 anos publicado pela Kaiser Permanente, 70 a 85 por cento das consultas médicas foram relacionadas ao estresse não gerenciado. Estresse excessivo e descontrolado pode levar a úlceras, pressão alta, distúrbios auto-imunes e até mesmo doenças cardíacas.

Uso de Terapia Herbal

Os americanos se voltaram para a medicina herbal por uma série de razões. Muitos acham que há menos efeitos colaterais do que medicamentos comumente prescritos, além do custo ser mais acessível. Outra razão para a popularidade da medicina herbal é ganhar o controle da saúde e do bem-estar pessoal. Embora a fitoterapia tenha sido praticada há milhares de anos, é uma área de pesquisa relativamente nova nos Estados Unidos. A maioria dos médicos não estudou medicina herbal na faculdade de medicina e muitos ainda não estão familiarizados com o uso de ervas como medicina complementar ou alternativa. Por essas razões, cabe ao consumidor ter cautela ao prescrever ervas ou outros suplementos e sempre informar seu médico sobre qualquer uso de ervas. Ervas comumente usadas para estresse e ansiedade incluem valeriana, camomila, flor de maracujá, lavanda e o hormônio melatonina.

Valerianos Usos

De acordo com o "Guia Prático de Medicamentos Naturais", valeriana tem sido usada por 1000 anos como agente sedativo e calmante. Seus usos modernos incluem como um tratamento para a ansiedade, promovendo o sono, controlando ataques de pânico, bem como aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais e cólicas digestivas. Valeriana também ajuda a relaxar o corpo. No Japão, é um popular sedativo de balcão.

Valerian é seguro?

Valerian tem sido amplamente utilizado na Europa. As autoridades de saúde europeias não listam contraindicações para o uso. A Food and Drug Administration dos EUA também identifica a valeriana em sua lista de alimentos “Geralmente reconhecidos como seguros”, ou GRAS. Quando usado em doses recomendadas, os estudos não mostraram efeitos colaterais significativos. Devido aos seus efeitos sedativos, não é aconselhável usar valeriana durante a operação de maquinaria pesada ou combiná-la com álcool. Apesar de valeriana não é fisiologicamente viciante, Andrew Weil adverte que pode ser psicologicamente viciante.

Valeriana é eficaz?

Valeriana é um dos poucos suplementos de ervas que atendem aos rigorosos padrões dos EUA, levando a sua ser dada uma classificação de 1 em uma escala de 1 a 5. Isso significa que anos de pesquisa extensa e válida indicam que a valeriana é muito eficaz quando usada como pretendido. A valeriana ajuda a acalmar a mente e a relaxar o corpo; ensaios clínicos demonstraram que valeriana não só melhora a qualidade do sono, mas também reduz o tempo necessário para alcançar o sono.

Dosagem

Valeriana pode ser tomado por via oral em forma de cápsula, ou em forma líquida como uma tintura, extrato líquido, ou infundido em um chá. Valeriana é comumente usada três vezes por dia. É importante consultar um profissional de saúde para recomendações específicas de dosagem. Segundo o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa, valeriana não deve ser tomada por mais de quatro a seis semanas de cada vez.