casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Doenças que podem ser confundidas com paralisia cerebral

A paralisia cerebral descreve um distúrbio neurológico causado por dano cerebral geralmente mantido durante o desenvolvimento ou o parto fetal. Os danos ao cérebro interferem na coordenação muscular e nos movimentos do corpo, causando atrasos no desenvolvimento dos bebês. Os sintomas da paralisia cerebral incluem falta de coordenação muscular, rigidez ou rigidez muscular, pé caído, marcha desequilibrada, andar agachado, andar nos dedos dos pés, falta de tônus muscular, salivação excessiva, tremores e dificuldade em tarefas que exigem movimentos precisos, como abotoar uma camisa. Os médicos freqüentemente confundem muitas outras doenças com sintomas semelhantes para paralisia cerebral; no entanto, uma das características mais distintivas é que a paralisia cerebral não é degenerativa, ou seja, os sintomas não pioram com o tempo.

Doença de Pelizaeus-Merzbacher

A doença de Pelizaeus-Merzbacher, classificada como uma doença genética rara, pertence ao grupo de doenças conhecidas como leucodistrofias. As leucodistrofias afetam o crescimento da mielina - a substância gordurosa que envolve os nervos em todo o corpo e no cérebro. Como a paralisia cerebral, a doença de Pelizaeus-Merzbacher provoca fraqueza muscular e falta de coordenação, resultando em atraso no desenvolvimento, conforme descrito pelo Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame. Embora os sintomas da doença de Pelizaeus-Merzbacher frequentemente causem um erro diagnóstico inicial de paralisia cerebral, várias diferenças distinguem os dois distúrbios. A paralisia cerebral ocorre devido a danos cerebrais, enquanto Pelizaeus-Merzbacher ocorre devido a uma mutação genética que afeta a produção de uma proteína de mielina. Pelizaeus-Merzbacher é uma doença degenerativa que faz com que os sintomas piorem progressivamente com o tempo, enquanto os sintomas de paralisia cerebral permanecem os mesmos.

Doença de Charcot-Marie-Tooth

Doença de Charcot-Marie-Tooth, CMT, é a mais comum desordem neurológica, de acordo com a Charcot-Marie Tooth Association, afetando aproximadamente 2,6 milhões de pessoas em todo o mundo. Embora os sintomas da CMT, incluindo fraqueza muscular, um pé caído, uma marcha desequilibrada e tremores, assemelhem-se à paralisia cerebral causando um diagnóstico equivocado, os dois distúrbios possuem características diferentes.

CMT é uma doença neurológica progressiva que afeta os nervos que controlar os músculos, ao contrário da paralisia cerebral que afeta o cérebro. CMT provoca uma perda da função nervosa, resultando em uma sensação de formigamento ou queimação, dor neuropática e uma perda sensorial.

Síndrome de Rett

Síndrome de Rett, um distúrbio neurológico que afeta principalmente as mulheres, provoca atrasos de desenvolvimento, muitas vezes notados em nos primeiros três anos, semelhante à paralisia cerebral. Os primeiros sinais de problemas de equilíbrio e coordenação, a incapacidade de alcançar as coisas e dificuldades para caminhar, muitas vezes levam a um diagnóstico de paralisia cerebral por engano. A síndrome de Rett, classificada como um dos transtornos do espectro do autismo, ocorre devido a uma mutação genética encontrada no cromossomo X, de acordo com o Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano. Os bebês com síndrome de Rett geralmente desenvolvem-se normalmente a princípio, mas deixam de desenvolver até mesmo a perda de habilidades já obtidas. Aqueles com síndrome de Rett freqüentemente exibem movimentos estereotipados das mãos, como torcer a mão, além de mostrar sinais de ansiedade, problemas sociais e de comportamento e deficiências intelectuais. , , ] ]