casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como reduzir o excesso de proteína no rim

Pacientes renais frequentemente apresentam altos níveis de proteína na urina porque seus rins derramam essa molécula na urina. Conhecido como proteinúria, esta condição é uma bandeira vermelha para a doença renal. A proteinúria é particularmente problemática porque o próprio ato de filtrar as proteínas reduz a função renal ao longo de meses e anos. Portanto, é desejável que os pacientes renais reduzam a quantidade de proteína derramada pelos seus rins.

Monitore sua proteína na urina por vários meses. Muitos pacientes têm laboratórios de rotina todo mês ou a cada trimestre. Diferentes técnicas incluem o teste de urina de 24 horas, o teste de proteína: creatinina e a vareta. Veja que técnica seu nefrologista prefere e por que. Continue monitorando quanto proteína seus rins estão derramando por vários meses. Uma vez que resfriados e infecções podem causar aumentos transitórios na proteína, você vai querer pelo menos vários meses de dados. Tome um inibidor da enzima conversora da angiotensina se o seu nefrologista achar apropriado. Inibidores da enzima conversora de angiotensina também são chamados de inibidores da ECA. Os inibidores da ECA são normalmente administrados para baixar a pressão arterial. No entanto, em muitos casos, eles são administrados a pacientes renais, independentemente de problemas de pressão arterial, porque diminuem a proteína na urina. Os inibidores da ECA são geralmente bem tolerados pela maioria dos pacientes. Em muitos casos, eles são tudo o que é necessário para reduzir o excesso de proteínas.

Reduza a sua proteína na dieta se o nefrologista achar que isso é aconselhável. Restringir a proteína costumava ser uma maneira universalmente aceita para tratar a proteinúria. No entanto, isso não é mais um conselho padrão para pacientes renais. Diferentes nefrologistas têm opiniões diferentes sobre esse assunto.

Tome uma droga mais forte, como a prednisona, se o nefrologista achar apropriado. A Mayo Clinic sugere que a prednisona reduza a inflamação, o que, por sua vez, reduz a proteinúria. Embora não sem efeitos colaterais, um curso de prednisona pode ser muito eficaz na eliminação total da proteinúria. Alguns médicos gostam de usar uma dose intravenosa muito alta, enquanto outros preferem doses orais em dias alternados. Alguns pacientes começam com um ciclo curto de tratamentos intravenosos, seguidos por doses orais.

Dica

Avalie outras opções. Trabalhe de perto com seu nefrologista, pois ele pode ajudá-lo a equilibrar o risco de proteinúria contra o risco de tomar um determinado medicamento.

Advertências

A restrição de proteína nunca deve ser realizada sem o conselho de seu nefrologista. pode ser prejudicial. Por exemplo, pacientes com doença renal em estágio terminal geralmente são desnutridos e precisam de toda a proteína que puderem obter. Da mesma forma, crianças em crescimento nunca devem ser privadas de proteína, independentemente do estado de seus rins.

Independentemente da abordagem que seu médico prescreve, siga as instruções com atenção e não descontinue abruptamente qualquer medicamento.

, , ] ]