casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos Colaterais do Creme Estrace

Estrace Cream é um creme vaginal que contém o hormônio estrogênio. O medicamento prescrito funciona para equilibrar as alterações pós-menopáusicas na vagina de uma mulher. Condições comuns tratadas com Estrace Cream incluem secura vaginal, coceira e intercurso doloroso. Embora o Estrace Cream seja usado por via vaginal, o medicamento pode ser absorvido pelo corpo e afetar outras áreas do corpo, causando reações adversas indesejáveis. Alguns efeitos colaterais graves podem ocorrer durante o uso da medicação. As mulheres precisam de exames médicos completos com um histórico médico completo antes de iniciar qualquer programa de terapia de reposição hormonal.

Efeitos colaterais comuns

Ternura da mama e dor, aumento de seios, dores de cabeça, inchaço, cólicas estomacais, náuseas ou vômitos. A medicação pode causar perda de cabelo, alterações de peso, tontura, inchaço e alterações de humor. Um reinício do sangramento vaginal pode ocorrer após o início do uso do Estrace Cream. O medicamento pode causar sangramento tão intenso quanto um período menstrual ou manchas. As mulheres que ainda estão passando por um período menstrual podem apresentar sangramento ou outras alterações nos padrões normais de sangramento. Algumas mulheres podem experimentar uma mudança na libido, seja um aumento ou uma diminuição.

Efeitos colaterais menos comuns

Algumas mulheres podem apresentar uma infecção, como vaginite ou levedura. Dor abdominal, cólicas e diarréia podem ocorrer durante o uso do Creme Estrace. Reações menos comuns incluem inflamação do pâncreas e doença da vesícula biliar. Algumas mulheres podem ter alterações na forma dos olhos, causando uma incapacidade de usar lentes de contato.

Efeitos colaterais graves

O uso de Estrace Cream tem o potencial de causar sérios efeitos colaterais fatais. Um estudo realizado em 2002, pela Iniciativa de Saúde da Mulher, concluiu que tomar estrogênio aumenta a chance de desenvolver câncer de útero, câncer de mama, derrame cerebral, doença cardíaca, ataques cardíacos e coágulos sanguíneos.