casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os sinais da doença do molde?

O molde é encontrado em todo o ambiente e cresce melhor em ambientes úmidos. Este tipo de fungo desempenha um papel importante na decomposição de árvores, folhas e outros materiais orgânicos, e certos moldes são usados na produção de alimentos, como queijo.

No entanto, tocar ou inalar esporos de mofo ou fungos - as sementes que ajudam a moldar a reproduzir - podem causar efeitos na saúde. Os sintomas respiratórios são mais comuns, ocorrendo como resultado de irritação, alergia ao mofo ou asma. Além disso, pessoas com sistemas imunológicos ou respiratórios comprometidos têm maior probabilidade de contrair uma infecção grave do mofo. Asma e alergia

Moldes vivem em todos os lugares, mas quando os esporos e partículas entram no ar - como com grandes crescimento do molde interior, ou quando o molde é perturbado - efeitos de saúde podem ocorrer. A inalação de mofo ou esporos de fungos pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas e pode causar ou agravar os sintomas da asma.

Estes efeitos na saúde podem ser imediatos ou tardios. Na maioria das vezes, uma resposta alérgica leva a sintomas semelhantes aos da febre do feno, como nariz escorrendo, congestão, espirros, comichão na garganta, olhos irritados, tosse ou chiado.

Irritação

O mofo também pode irritar os olhos, nariz, garganta, pele e pulmões - mesmo em pessoas que não têm alergias. Inalar partículas do crescimento de fungos grandes, como pilhas de compostagem, montículos de feno mofados ou de uma casa danificada pela água, pode levar a sintomas adicionais, incluindo erupções cutâneas, falta de ar e febre.

Algumas pessoas reclamam de efeitos para a saúde sempre que passam algum tempo num determinado edifício. Referida como síndrome do edifício doente, a Agência de Proteção Ambiental associa esses sintomas, que também podem incluir dor de cabeça e fadiga, a uma variedade de problemas de qualidade do ar interno, incluindo ventilação inadequada ou exposição a mofo, bactérias, vapores de máquinas fotocopiadoras, agentes de limpeza e carpetes. e outros poluentes.

Efeitos graves na saúde

Em alguns casos, a exposição ao mofo pode levar a infecções pulmonares graves. No entanto, estas são mais prováveis de ocorrer em pessoas que já têm uma doença respiratória, como enfisema crônico ou bronquite, ou em pessoas que estejam fazendo terapia contra o câncer ou tomando outros medicamentos que suprimem o sistema imunológico. Medicamentos antifúngicos são usados para tratar essas infecções.

Muitos outros sintomas, como perda de memória, sangramento nos pulmões e fadiga extrema, são atribuídos à doença do mofo, mas de acordo com os Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC). , a ligação entre o molde e esses sintomas graves não foi comprovada. Como ácaros e bactérias também podem ser encontrados em ambientes embolorados, mais pesquisas são necessárias para esclarecer a causa dessas queixas graves de saúde.

Avisos

Controle o crescimento de mofo em sua casa ventilando o banheiro, lavanderia e cozinhar áreas, e usando um desumidificador, se necessário, para evitar a umidade do ar em ambientes fechados. Remova qualquer crescimento interno de fungos usando água e sabão, ou com uma solução de alvejante de não mais do que 1 xícara de alvejante doméstico e 1 litro de água, de acordo com o CDC.

Se sua casa foi danificada por enchentes, ou se a sua casa tiver grandes quantidades de crescimento de bolor, procure orientação profissional para uma limpeza segura e eficaz. Se você atribuir quaisquer sintomas de problemas de saúde para moldar a exposição, consulte o seu médico.

Avaliado por Kay Peck, MPH RD Review. , , ] ]