casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como o mofo afeta os alimentos

Se você está pensando em comer o último pedaço de pão e notar apenas um pouco de mofo na crosta, cortá-lo e comer o pão de qualquer maneira pode parecer uma solução viável. Você pode se arrepender, porque o mofo pode deixá-lo doente, e suas raízes se estendem para mais longe do que você pode ver. Embora você possa cortar alguns alimentos com segurança, é arriscado fazê-lo em outros. "Em caso de dúvida, jogue-o fora" é o lema mais seguro.

Tipos de Moldes

O molde existe em mais de 300.000 formas, mas os subprodutos nocivos de fungos, chamados micotoxinas, são apenas 30 ou mais. Cerca de 25% dos alimentos do mundo estão contaminados com micotoxinas, estima a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação. Grãos e nozes são mais frequentemente contaminados com mofo, mas produzir, como maçãs e uvas também podem ser fontes de mofo.

Todos os tipos de mofo em alimentos podem deixá-lo doente. Moldes como o Penicillium roqueforti criam queijos como o azul, Stilton e Roquefort. No entanto, moldes como a aflatoxina, que infecta milho e amendoim, entre outros alimentos, podem aumentar o risco de desenvolver câncer. Agências reguladoras, como a Food and Drug Administration dos EUA e o Departamento de Agricultura dos EUA, monitoram os níveis de aflatoxina em amendoim e milho. Outras toxinas, como o ergot, podem causar alucinações e outros problemas neurológicos. As micotoxinas também podem causar efeitos colaterais gastrointestinais, cutâneos e visuais. Pessoas com sistema imunológico comprometido, os idosos e os mais jovens são mais suscetíveis a infecções por micotoxinas quando expostos.

Comendo alimentos com mofo

Moldes freqüentemente afetam alimentos muito abaixo do molde da superfície que você pode ver e raspar, o que significa que ele pode se espalhar para onde você não pode vê-lo, então raspar o molde muitas vezes não é suficiente para garantir que você não consuma nada disso. É seguro cortar mofo de queijos mais duros, como cheddar e colby, porque o mofo não pode se espalhar tanto. Cortar pelo menos uma polegada, não apenas em torno do molde, mas também abaixo do local mofado, a nutricionista registrada Katherine Zeratsky da MayoClinic.com recomenda. Moldes podem crescer sob a superfície em caçarolas cozidas, carnes de almoço, grãos - incluindo pães - compotas, frutas e manteiga de amendoim. Não coma estes, mesmo se você remover a área mofada.

Considerações

Se um alimento desenvolve mofo, nem mesmo cheirar para ver se ele cheira estragado. Moldes podem entrar no trato respiratório e causar problemas respiratórios. Se um alimento em sua geladeira estiver contaminado por mofo, verifique os alimentos próximos porque os esporos de fungos se espalham com facilidade e rapidez.

, , ] ]