casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | saúde pública |

Sulfato de Bário Suspensão de segurança

sulfato de bário é um composto iónico com a fórmula química BaSO4 . É um pó cristalino, sólido à temperatura ambiente, e não se dissolvem bem em água , embora possa ser usado para preparar uma suspensão , em que as partículas sólidas estão dispersas por toda a água, mas não se dissolvem . Suspensões de sulfato de bário são comumente usados ​​como contraste em procedimentos de diagnóstico por imagem ; diferentemente da maioria dos compostos de bário , sulfato de bário suspensões são tipicamente seguro quando ingerido se preparado e administrado corretamente. Uso em Imagem

O trato gastrointestinal - estômago e intestinos - não aparecem claramente nas imagens de raios- x normais . O sulfato de bário é radiopaca , o que significa que absorve a radiação de raios - x . Os médicos tipicamente administrar uma dose de suspensão de sulfato de bário ou " refeição de bário " quer por via oral ou através do recto , através de um enema , algumas horas antes do procedimento . Dentro do tracto gastrintestinal do sulfato de bário absorve os raios-x que de outra forma passam pelo corpo , fazendo com que o tracto GI apareça branco sobre a película . Este efeito proporciona contraste entre o trato gastrointestinal e outras estruturas para que o médico pode detectar anomalias como úlceras ou tumores.
Comidas e Bebidas

médicos geralmente pedem que você se abstenha de comer ou beber depois da meia-noite , na manhã do exame. Enquanto não é realmente perigoso para comer ou beber antes do exame de raio- x , isso pode comprometer a qualidade da imagem e, assim, derrotar o propósito do procedimento.
Toxicidade e Side Efeitos

bário suspensões de sulfato são geralmente seguro e não tóxico em níveis adequados de dose , em parte porque o sulfato de bário é altamente insolúvel ( o que significa que não se dissolve bem em água) . O sulfato de bário pode muitas vezes , no entanto, causar cólicas ou prisão de ventre . É aconselhável beber muita água após o teste para minimizar o risco destes efeitos secundários .
Reações extremas

em certos casos raros, a administração oral ou rectal de bário sulfato pode provocar reacções graves como inchaço , náuseas , dor de estômago e aperto no peito . Se sentir algum destes sintomas , você deve alertar o seu médico imediatamente
Reatividade e Armazenamento

Sulfato de bário não é combustível . ; ele pode , no entanto, libertar gases tóxicos se for aquecido a temperaturas extremamente altas . É também inseguro para armazenar o sulfato de bário , juntamente com o potássio , fósforo , alumínio ou determinados outros agentes de redução , uma vez que pode reagir violentamente com esses outros elementos /compostos . Combinando o sulfato de bário com alumínio na presença de calor é especialmente imprudente e pode provocar uma explosão.