casa | | Informação em Saúde >  | Segurança Pública Saúde | Pesquisa Médica |

Métodos de Pesquisa Qualitativa Saúde

Denzin e Lincoln descrever a pesquisa qualitativa como o " estudo das coisas em seus cenários naturais , tentando dar sentido ou interpretar fenômenos em termos dos significados que as pessoas trazem para eles. " Os métodos quantitativos , por outro lado, concentrar-se na recolha e análise de dados numéricos. Os pesquisadores aplicam cada vez mais métodos qualitativos para temas de saúde tão diversos como o planeamento familiar, doenças tropicais , cuidados paliativos e satisfação no trabalho farmacêutico. Estes métodos são especialmente utilizados em saúde pública e de desenvolvimento internacional. Razões

Entre os motivos , muitos pesquisadores de saúde selecionar métodos qualitativos, Padgett nomes algumas das mais comuns : " explorando um tema sobre o qual pouco se sabe ", " perseguir um tema de profundidade e sensibilidade emocional , " desejando " capturar a" experiência vivida "das perspectivas daqueles que a vivem " e avaliação de programas , especialmente identificando barreiras à implementação e avaliação de eficácia.
Observação

às vezes, a observação consiste em simplesmente observando o comportamento de pessoas como eles vivem suas vidas em seu ambiente natural ( isto é, não em um hospital ) , com poucas ou nenhuma interação direta com eles e sem muito conhecimento prévio de que a configuração. Por outro lado , o pesquisador de saúde pode estar envolvido em observação participante , o que originou no trabalho de campo etnográfico , ou cientificamente descritivo , de antropólogos . O observador participante tanto participa e observa a comunidade estudo em seus próprios contextos , a tentativa como um "estranho " para entender o que significa ser um " insider ".
Entrevista

qualitativos incluem técnicas de entrevista semi-estruturada , em profundidade , informante-chave e grupos focais entrevistas. Com a entrevista semi-estruturada , o mesmo conjunto de perguntas abertas é dado a uma amostra de participantes. Entrevistas em profundidade estão ", projetado para obter uma imagem nítida de perspectiva do participante sobre o tema de pesquisa. " Em profundidade entrevistados com conhecimentos específicos sobre o tema de pesquisa para além de suas próprias experiências e crenças são chamados de " informantes-chave ". Os grupos de foco , que são chamados em conjunto por pesquisadores de saúde para discutir um tema específico , pode produzir percepções qualitativas sobre a dinâmica de grupo .
Content Analysis

A análise de conteúdo é um meio de determinar o que as palavras ou conceitos existir dentro de um documento ou conjunto de documentos e avaliar as suas inter-relações. Embora às vezes é realizada quantitativamente , os pesquisadores de saúde rotineiramente aplicar a análise de conteúdo para os dados coletados por meio de observações e entrevistas qualitativas , se os dados são a forma de , por exemplo, transcrições de áudio , vídeo ou notas de campo . Análise de conteúdo qualitativa também pode ser produtivamente aplicado aos documentos que não foram criados especificamente para o projeto de pesquisa em saúde , tais como arquivos de histórico de casos e materiais de educação em saúde pública.
Metodologia mista

metodologia mista é simplesmente o uso de ambos os métodos qualitativos e quantitativos no mesmo estudo . Muitas vezes, ele produz resultados mais completos, mais ricos do que qualquer tipo de método sozinho.